Fiscalização inspeciona assistência e vacinação em unidades de saúde em Caçapava

Por conta da atual gravidade da pandemia, o Coren-SP vem fazendo fiscalizações em unidades de saúde de todo o estado de São Paulo voltadas à assistência de enfermagem à Covid-19 e à vacinação.

Uma dessas inspeções foi realizada no dia 17/5, pela fiscal Vanda Cruz, da subseção de São José dos Campos. Na ocasião, Vanda foi até o Posto de Vacinação montado na Faculdade Santo Antônio, em Caçapava.

Posto de Vacinação na Faculdade Santo Antônio, em Caçapava


Ela verificou o processo de trabalho dos profissionais de enfermagem que aplicavam o imunizante, bem como as medidas de controle e de segurança adotada pela equipe. Na unidade, Vanda foi Recebida por Gabrielle Bento Guatura, coordenadora do curso de enfermagem da faculdade e por Jonas Moreira da Conceição, enfermeiro Responsável Técnico pela vacinação.

Gabrielle destacou a importância da fiscalização do Coren-SP para a garantia de uma assistência segura: “Com essa parceria e orientação do conselho podemos melhorar positivamente a atuação da campanha. Uma pessoa de fora, muitas vezes enxerga coisas que nós, que estamos inseridos nos processos, não conseguimos ver”, afirmou.

Já Jonas, chamou a atenção para o impacto da fiscalização na segurança do próprio profissional de enfermagem: “É de suma importância para avaliar o exercício dos profissionais de enfermagem e dimensionar este trabalho, principalmente em uma pandemia, uma vez que somos expostos a exercer atividades com cargas excessivas de trabalho. A fiscalização nos mostra a importância de nosso trabalho e a forma adequada de exercermos aquela função”, destacou.

Outra fiscalização realizada recentemente em Caçapava foi no Hospital e Maternidade Policlin, nesta sexta-feira (21/5).

O conselheiro Edson, a fiscal Vanda (à direita), com parte da equipe da Policlin, Caçapava



Na ocasião, a fiscal Vanda Cruz foi acompanhada pelo conselheiro Edson José da Luz. Essa inspeção foi voltada à assistência à Covid-19, com a vistoria de todas as unidades da clínica e verificação do fluxo assistencial. Um ponto de especial atenção da fiscalização foi a disponibilização e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe de enfermagem.

Policlin, Caçapava

Edson e Vanda (à direita) com a administradora e a enfermeira Responsável Técnica (RT) pelo hospital

Saiba mais: