Semana da Enfermagem 2021: valorização da enfermagem é tema de mesa-redonda

A Semana da Enfermagem 2021 está chegando ao fim. Esta quarta-feira (19/5), penúltimo dia de atividades, foi marcada por um tema de grande urgência e importância, a valorização dos profissionais de enfermagem.

A atividade transmitida online gratuitamente pelo canal do YouTube do Coren-SP foi a “Valorização dos profissionais de enfermagem: responsabilidades dos atores da sociedade nessa luta” – uma mesa-redonda moderada pela vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas.

A primeira palestrante da mesa foi a professora Paulina Kurcgant, professora titular aposentada da Escola de Enfermagem da USP na área de Administração em Enfermagem. Paulina falou sobre a importância da educação da equipe de enfermagem, que ficou ainda maior frente aos desafios atuais: “Um dos principais desafios hoje do enfermeiro é como coordenador da equipe de enfermagem e interlocutor com os demais profissionais da equipe de saúde. Atualmente, estamos enfrentando situações de desafio que mostram a necessidade da educação permanente. Essa educação deve ser prospectiva, que percebe o que irá acontecer, e preparar os educandos para isso. Temos que trabalhar a possibilidade de prever alguns eventos e estarmos trabalhando já para isso. Estamos vivendo uma situação agora que nos mostra muito bem isso”, falou.

Palestrantes da mesa-redonda “Valorização dos profissionais de enfermagem: responsabilidades dos atores da sociedade nessa luta”

O segundo palestrante foi Aires Ribeiro, servidor público do município de Americana e dirigente sindical. Ele trouxe o olhar do trabalho em enfermagem como funcionário público. “Diferente da iniciativa privada, onde tudo é possível desde que a lei não proíba, no serviço público só é possível aquilo que a lei permite. Nossa responsabilidade enquanto representante do servidor público é muito grande. Qualquer regra entre o servidor e a unidade de saúde em que ele trabalha é regulamentada por lei”, explicou. Aires ainda falou sobre problemas que os servidores do SUS estão enfrentando atualmente, com o teto de gastos públicos que acaba deteriorando as condições de trabalho desses profissionais.

A palestra seguinte foi da enfermeira Silene Carvalini, representante dos gestores públicos. Ela falou sobre como uma maior valorização do profissional traria mais qualidade à assistência: “Nós podemos dizer que a enfermagem é hoje uma das maiores profissões. Está presente em todos os locais, sempre pronta para atender. Nossa profissão é bem vista, porém ainda não é valorizada, o que é determinado pelo contexto histórico da enfermagem. A relação do poder que permeia os ambientes de trabalho foi e continua sendo uma luta da nossa categoria. A valorização da profissão interfere no desempenho dele no dia a dia.”

A presidente da ABEn-SP, Vilanice Püschel, foi a próxima expositora. Ela lembrou da grande importância da valorização do profissional, comparando-a à valorização da própria vida: “a vida é o bem mais precioso que temos. A vida dos profissionais de enfermagem importa. Essa luta para condições adequadas de trabalho, com equipamentos adequados e jornada justa, é uma luta de valorização da vida”.

Vilanice ainda levantou uma reflexão sobre a urgência dos profissionais de enfermagem buscarem sua própria valorização junto à sociedade: “Por que ainda somos invisíveis se há 2 milhões e 400 mil trabalhadores de enfermagem no Brasil? Por que no século XXI, as sociedade ainda têm uma visão turva do que são e o que fazem os profissionais de enfermagem? As respostas a essas perguntas espelham o frágil conhecimento das expressivas contribuições dos profissionais de enfermagem na área da saúde. Precisamos mostrar nossa força. Essa luta é antiga mas bastante atual e nos coloca diante de grandes desafios, de fazer com que as conquistas históricas da nossa profissão não sejam perdidas”.

A mesa-redonda foi fechada pela fala do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos. Ele trouxe uma reflexão inicial sobre o papel dos conselhos de fiscalização profissional: “Esses conselhos, não só o de enfermagem mas todos os conselhos de fiscalização profissional, foram criados com a premissa de trazer para a sociedade o melhor de cada profissão. E para a enfermagem isso é oferecer assistência à saúde com bons profissionais que não estejam realizando nenhum ato de imprudência, imperícia e negligência. Isso se consegue, em primeiro lugar, trazendo a esse profissional o conhecimento. O empoderamento do profissional de enfermagem deve ser construído baseado no seu conhecimento”, afirmou James.

O presidente do Coren-SP também destacou a importância da aproximação do conselho com o restante da sociedade como forma de trabalhar por uma maior valorização do profissional de enfermagem: “Temos trazido o Coren-SP para dentro da sociedade, principalmente voltado aos profissionais de enfermagem. Queremos que haja proximidade e para haver proximidade nós temos que conversar com nossos pares”, disse.