Fiscalização inspeciona unidades em Taubaté, São José dos Campos e São Caetano

Com o agravamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Coren-SP tem realizado fiscalizações em todo o estado de São Paulo com foco na assistência de enfermagem à Covid-19. Muitas dessas inspeções contam com a participação de conselheiros, por meio do Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização (NAAF).

No dia 11/5, a conselheira Jane Bezerra e a fiscal Vanda Cruz, da subseção de São José dos Campos, fiscalizaram o Hospital Unimed Santos Dumont, em São José dos Campos. Entre as verificações feitas pelas representantes do Coren-SP estava a disponibilidade e utilização de máscaras de proteção pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade. Elas também inspecionaram o plano de contingência à pandemia adotado pela unidade, o que garante a segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais que trabalham na unidade contra possíveis infecções acidentais pelo vírus.

Outra dessas ações foi realizada no dia 12/5, quarta-feira, no Hospital Municipal Universitário de Taubaté, também sob a condução da fiscal Vanda e da conselheira Jane.

Conselheira Jane Bezerra e fiscal Vanda Cruz fiscalizaram o Hospital Unimed Santo Dumont
Hospital Municipal Universitário de Taubaté

Já no dia 13/5, quinta-feira, a fiscalização foi até o Hospital Santa Ana, em São Caetano do Sul. Na ocasião, as fiscais Sílvia Miazaki e Viviane Camargo Santos, da subseção de Santo André, inspecionaram a unidade com o apoio do conselheiro Edson José da Luz. Eles percorreram todas as alas do hospital, atentos a todo o fluxo assistencial de enfermagem para Covid-19, do acolhimento desses pacientes à alta. “Em um momento de incertezas como o que estamos vivenciando, estar presente no dia a dia dos profissionais de enfermagem fortalece a luta deles assim como o reconhecimento e valorização desses profissionais”, afirmou Edson após a ação.

O conselheiro Edson e a fiscal Viviane com profissionais do Hospital Santa Ana