Fiscalização e conselheiros inspecionam instituições em São José dos Campos e Caieiras

A fiscalização do Coren-SP realizou recentemente inspeções em unidades que prestam assistência a pacientes de Covid-19, com o apoio do Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização (NAAF). Essas fiscalizações contam com a participação dos conselheiros da autarquia ao lado dos fiscais, buscando promover uma maior aproximação entre o conselho e os profissionais de enfermagem das instituições.

Na última quarta-feira (28/4), o conselheiro Fernando Henrique Vieira Santos acompanhou os fiscais Regina Maria Sperandeo e Carlos Eduardo da Costa, da subseção de São José dos Campos, em uma inspeção ao Hospital Vivale.

Membros da equipe de enfermagem do Vivale

Fiscalização percorreu todas as alas do Hospital Vivale

O foco da fiscalização foi o fluxo assistencial à Covid-19, o plano de contingência à pandemia adotado pela unidade e a presença e correta utilização de EPIs pelos profissionais de enfermagem. “O foco da fiscalização foi Covid-19, mas visitamos todos os setores do hospital, como o centro cirúrgico, a unidade de internação, a UTI e a emergência. Fomos recebidos pelo gerente de enfermagem, Vanderlei, e conversamos com todos os profissionais que estavam de plantão”, explicou Fernando.

O conselheiro Fernando com membros da equipe do Hospital Vivale

Já no dia 22/4, a fiscalização foi até o Hospital de Clínicas de Caieiras, na região atendida pela subseção de Guarulhos. Na ocasião, o conselheiro Valdenir Mariano acompanhou a fiscal Tatiane Berteli na ação, que também foi voltada à inspeção da assistência à pandemia.

A fiscal Tatiane e o conselheiro Valdenir com parte da equipe de enfermagem da unidade de Caieiras

“A presença do conselheiro ao lado da fiscalização faz com que estejamos juntos das equipes de enfermagem, apresentando os trabalhos do Coren-SP e escutando as dificuldades e anseios dos profissionais. Neste período de pandemia, a presença do conselho nas unidades de saúde ajuda a cobrar que o profissional esteja recebendo o EPI adequado para atender o paciente com maior segurança”, resumiu Valdenir após a ação.