Coren-SP discute implantação das 30 horas e piso salarial no Vale do Paraíba

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e os conselheiros Luciano Robson Santos e Ivany Baptista reuniram-se na manhã de segunda-feira (26/4) com a técnica em enfermagem e vereadora Gilmara Fernanda dos Santos Ferreira dos Anjos, do município de Cunha. O encontro foi realizado na subseção do Coren-SP de São José dos Campos.

Durante a reunião, foram tratados assuntos como piso salarial e as 30 horas para a enfermagem de Cunha

Além do presidente da autarquia, do conselheiro Luciano, como representante da Comissão de Relações Institucionais (CRI), e da conselheira Ivany, também participaram da reunião a chefe-técnica da unidade de São José dos Campos, Maria Carolina Furtado e a fiscal Vanda Cruz, e, ainda, o sr. Francisco Ferreira dos Anjos.

A conselheira Ivany, o presidente James e o conselheiro Luciano

O tema do encontro foi o piso salarial e a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem da rede municipal de Cunha, como explicou o presidente do Coren-SP: “Foi um primeiro momento de aproximação entre o conselho e a enfermagem de Cunha. A partir da reunião de hoje, nossa Comissão de Relações Institucionais marcará outras reuniões para dar prosseguimento, com o apoio da vereadora, ao diálogo com os gestores municipais buscando a implementação do piso e das 30 horas em Cunha para a enfermagem”, frisou James.

O conselheiro Luciano será responsável pela articulação junto à vereadora: “As 30 horas para a enfermagem e um salário digno não são privilégios, são o mínimo que deveríamos ter para uma assistência de qualidade à população. Coloco-me, a partir de agora, à disposição da senhora e de todo o poder público de Cunha. Iremos avançar nas nossas propostas em prol dos profissionais do município”, afirmou.

A fiscal Vanda Cruz (à esquerda), a veredora Gilmara (ao centro): que também é enfermeira em Cunha

Já a conselheira Ivany parabenizou a vereadora Gilmara pela iniciativa de buscar o conselho para auxílio em prol de melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município: “Apesar de ser uma cidade pequena, Cunha é muito envolvida, querendo melhorias. Vocês têm que buscar essa relação próxima ao conselho mesmo, achei louvável sua iniciativa de buscar o Coren-SP, vereadora”.

A fiscal Vanda Cruz; a chefe-técnica Carolina Furtado; a conselheira Ivany Baptista; a vereadora Gilmara Fernanda; o esposo da vereadora, Francisco dos Anjos; o presidente James Francisco dos Santos e o conselheiro Luciano Santos

Gilmara afirmou ter se surpreendido com a recepção calorosa e positiva por parte do Coren-SP, e agradeceu o apoio. “O objetivo desta reunião foi para me esclarecer sobre como funciona o piso salarial e a jornada de trabalho para a enfermagem. Nosso salário é muito baixo devido à demanda que a gente vem tendo neste tempo de pandemia, daí a pauta principal da reunião que propus ser o nosso piso salarial. Senti-me bastante acolhida por todos vocês do Coren-SP”, destacou.