Presidente do Coren-SP participa da posse da nova diretoria do Cofen

A nova gestão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) definiu nesta sexta-feira (23/04), em eleição interna, a diretoria do triênio 2021/2024. A conselheira Betânia dos Santos, professora da Universidade Federal da Paraíba, com ampla experiência em assistência e gestão, foi escolhida para a Presidência. O vice-presidente eleito é o enfermeiro Antônio Marcos Gomes, natural de Santarém. Atuante no Sistema Cofen/Conselhos Regionais e nas políticas de Saúde desde estudante, Antônio Marcos foi presidente, por dois mandatos, do Coren-PA. É professor da Universidade Estadual do Pará.

Dr. Manoel Neri (atual presidente do Coren-RO e ex-presidente do Cofen); Dra. Betânia dos Santos, presidente eleita; e Dr. James Francisco dos Santos, presidente do Coren-SP

O presidente do Coren-SP, dr. James Francisco dos Santos, participou da posse e reforçou a parceria entre o Coren-SP e o Cofen. “Desejo aos novos integrante do Plenário do Cofen uma gestão realizadora e profícua, com a condução da Dra. Betânia. Que possamos juntos construir um sistema cada vez mais forte, em prol da valorização da enfermagem”, afirmou.

Vice-presidente Antônio Marcos e a presidente Betânia

A presidente Betânia expôs na ocasião as diretrizes de sua gestão: “Seguiremos atentos e atuantes no combate à pandemia de Covid-19, colaborando com políticas de Saúde e fortalecendo ações de fiscalização. Nosso objetivo é promover uma assistência segura de Enfermagem, com apoio ao aprimoramento técnico-científico, valorização dos profissionais e integração do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, contribuindo para uma fiscalização cada vez mais efetiva em todo o Brasil”, afirmou a presidente, Betânia dos Santos, que havia iniciado o mandato na gestão anterior, quando foi escolhida, em votação interna, para substituir o ex-presidente Manoel Neri, eleito para a Presidência do Coren-RO.

Novo plenário do Cofen

Para o vice-presidente Antônio Marcos Gomes, “a Enfermagem enfrenta um paradoxo durante a pandemia. Vive um momento de muito reconhecimento e valorização, mas também de maior vulnerabilidade, com jornadas exaustivas, enfrentando diariamente o medo da morte e circunstâncias muito duras de trabalho. É preciso fortalecer ações institucionais integradas, em defesa da Saúde Coletiva e das pautas históricas da profissão”.

O estado de São Paulo terá representação no Plenário do Cofen pelo enfermeiro Cláudio Silveira.

“Pretendemos continuar atuando na valorização dos profissionais de enfermagem e em prol de lutas como as 30 horas e o piso salarial, com a vantagem de estarmos agora em um órgão com representatividade federal e mais próximos do Congresso Nacional, lutando pela enfermagem de todo o Brasil”, disse Cláudio, ex-vice-presidente do Coren-SP e assessor da diretoria do Iamspe em questões da vigilância sanitária.

“Eu acho extremamente importante São Paulo, que tem o maior Conselho Regional do país, ter um representante no Conselho Federal. Nossa proximidade com o James, presidente do Coren-SP, permitirá que trabalhemos em sinergia e que dessa forma nosso trabalho renda ainda mais frutos para a enfermagem paulista e de todo o Brasil, sob a forma de valorização profissional e representatividade de nossa categoria”, complementou o conselheiro federal.

A eleição e a posse, realizadas na sede do Cofen, com transmissão ao vivo pela internet, respeitaram as normativas de biossegurança, com distanciamento social e uso de máscaras. Todos os presentes realizaram teste sorológico para Covid-19.

Confira a composição do Plenário do Cofen:

Conselheiros Efetivos

Betânia Maria Pereira Dos Santos (Presidente)

Antônio Marcos Freire Gomes (Vice-presidente)

Silvia Maria Neri Piedade (1ª secretária)

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho (2º secretário)

Gilney Guerra De Medeiros (1º tesoureiro)

Wilton José Patrício (2º tesoureiro)

Helga Regina Bresciani

Daniel Menezes De Souza

Vencelau Jackson Da Conceição Pantoja


Conselheiros Suplentes

Claudio Luiz Da Silveira

Dannyelly Dayane Alves Da Silva

Emília Maria Rodrigues Miranda Damasceno Reis

Ivone Amazonas Marques Abolnik

Josias Neves Ribeiro

Leocarlos Cartaxo Moreira

Lisandra Caixeta De Aquino

Márcio Raleigue Abreu Lima Vede

Tatiana Maria Melo Guimarães