Conselheiros e equipes do Coren-SP mantêm atendimento à enfermagem durante feriados antecipados

O agravamento da pandemia da Covid-19 levou diversos municípios a decretarem a antecipação de feriados e até mesmo lockdown, para reduzir a circulação de pessoas e, com isso, conter a propagação do vírus. Foi o caso de cidades como Osasco, Araçatuba, São Paulo e do consórcio do Grande ABC, que contempla São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Para garantir a continuidade dos serviços do Coren-SP neste período, facilitando o acesso da enfermagem, a gestão 2021-2023 manteve a atuação da fiscalização in loco, nas instituições de saúde; e os conselheiros se juntaram às equipes de atendimento para responder demandas relacionadas à ouvidoria, inscrições, chat, entre outros temas. 

Presidente James Francisco dos Santos e conselheiros nesta terça-feira (30/3), na sede do Coren-SP

De acordo com o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, a realidade dos profissionais de enfermagem é muito diferente dos outros setores, que têm a possibilidade de reduzir circulação e atividades. “Tenho dito que para a enfermagem não há fase vermelha, emergencial ou lockdown. Quando a pandemia se agrava, nossa categoria tende a trabalhar ainda mais. E, neste momento, o Coren-SP deve estar presente e pronto para atender”, disse. 

Conselheiros Marcos Fernandes, Anderson Rodrigues, Ivete Trotti e Edson José da Luz

Além de acompanhar de perto as fiscalizações, os conselheiros estão assumindo atividades nos guichês de atendimento, chat e telefone. “Estamos aqui para mostrar a finalidade desta gestão, que é estar presente onde o profissional está e quando ele mais precisa”, acrescentou James. Em três dias (26, 29 e 30 de março), foram realizados 81 atendimentos pelos conselheiros, além daqueles promovidos pelas equipes dos setores de atendimento, dívida ativa, fiscalização, entre outros. 

Conselheiros Luciano Santos e Gesus Andrade em atendimento na Ouvidoria

 

É importante ressaltar que o Cofen emitiu resoluções que priorizam o atendimento online, como forma de facilitar o acesso dos profissionais aos serviços da autarquia, de forma segura e rápida, evitando deslocamentos desnecessários e aglomerações. Confira aqui. 

Marcos Fernandes, Ivete Trotti e Fernando Henrique realizaram atendimentos presenciais

Edson José da Luz e Jane Bezerra presentes na sede do Coren-SP nesta terça-feira, 30/3

Conselheiros Vanessa Morrone, Luciano Santos e Djalma Maiolino