Fiscalização inspeciona instituições do interior e capital

Com o agravamento da pandemia em todo o Brasil e no no estado de São Paulo, a fiscalização do Coren-SP tem focado seus esforços em inspecionar o fluxo de assistência à Covid-19 adotado pelas unidades de saúde paulistas. Essas fiscalizações verificam a forma como essa assistência é feita, bem como se há disponibilidade e correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelas equipes de enfermagem que prestam essa assistência.

No dia 16/3 (terça-feira), a fiscal Ana Cristina Andrade, da subseção de Presidente Prudente, foi até o município de Adamantina, onde fiscalizou a Estratégia Saúde da Família (ESF) Dorigo, sendo recebida pela Repsonsável Técnica (RT) Juliane Cristina Gonzalez Bufon. Ana Cristina conversou com membros da equipe de enfermagem da ESF, verificando a adesão aos protocolos de segurança e à utilização de EPIS pelos enfermiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

ESF Dorigo, Adamantina

Também em Adamantina, a fiscal Regina Rabelo inspecionou o Centro Integrado de Saúde, sendo atendida pela RT Rosemary Idalgue Mantovani Santos.

Centro Integrado de Saúde de Adamatina

Na região metropolitana de São Paulo, as fiscais Cintya Rocha e Tatiane Berteli, da subseção de Guarulhos, fiscalizaram o Hospital Bom Clima. Elas percorreram toda a unidade, com especial atençao às unidades Covid-19 (UTI e enfermarias). As fiscais também verificaram o fluxo assistencial aos casos confirmados e suspeitos de Covid-19, bem como o plano de contingência à pandemia adotado pela unidade, com vistas a impedir uma propagação ainda maior da doença.

Hospital Bom Clima, Guarulhos

Ainda no dia 16/3, o fiscal Carlos Eduardo da Costa, da subseção de São José dos Campos, inspecionou o Posto de Assistência Médica e Odontológica (PAMO) Iapi, em Taubaté, em uma fiscalização com foco no acolhimento e assistência de casos de Covid-19 pela unidade de saúde municipal.

PAMO Iapi, Taubaté

No dia 17/3 (quarta-feira), a fiscalização do Coren-SP foi até o Hospital Next Santo Amaro, na capital. Na ocasião, a segunda-tesoureira do conselho, Virgínia Tavares, acompanhou as fiscais Rendrica Furegatti e Nárima Borsato na inspeção.

“A fiscalização tem como objetivo verificar eventuais inconformidades e ajudar a instituição a saná-las. Os profissionais e a sociedade são diretamente impactados com uma assistência segura e livre de riscos, por isso o Coren-SP continua presente nas instituições e isso é reflexo de um importante canal de diálogo com a categoria, que mais uma vez merece todo reconhecimento pelo seu trabalho”, frisou Virgínia logo após a fiscalização.

Hospital Next Santo Amaro, capital

Durante a ação, a conselheira e as fiscais percorreram diversos setores do hospital, com especial atenção ao fluxo assistencial à Covid-19 e às condições de trabalho dos profissionais.

Nesta quinta-feira, 18/3, foi feita inspeção focada na assistência à Covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) II de Indiana, pela fiscal Regina Rabelo, da subseção de Presidente Prudente.

UBS II de Indiana

Já na região de Botucatu, a chefe-técnica da subseção, Mariana Belver, inspecionou a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Bocayuva, em Macatuba. Lá, Mariana conversou com profissionais da linha de frente da assistência e teve especial atenção à forma como está sendo realizada a assistência a casos confirmados e suspeitos de Covid-19, buscando avaliar se as medidas adotadas para a segurança dos profissionais e dos pacientes estão sendo respeitadas.

USF do Jardim Bocayuva, Macatuba

 

Saiba mais:

Coren-SP inspeciona Hospital Estadual Sapopemba