Fiscalização inspeciona assistência à Covid-19 em Olímpia, Iepê, Iguape, Guarulhos e Franco da Rocha

A fiscalização do Coren-SP segue inspecionando unidades de saúde que fazem assistência a pacientes com Covid-19 durante a atual fase de agravamento da pandemia.

Essas fiscalizações são focadas no fluxo assistencial à Covid-19, na disponibilidade e correta utilização de EPIs pela equipe de enfermagem e nos planos de contingência à pandemia adotados, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus.

“A fiscalização do Coren-SP realizada no dia 8/3 pela fiscal Geisa foi feita com olhar profissional, cauteloso e enriquecedor para com nossa instituição e nossos processos de trabalho. Embora estejamos vivenciando um momento de muitos desafios e apreensão, a fiscalização foi uma ocasião em que conseguimos discutir sobre as dificuldades existentes no âmbito da enfermagem no enfrentamento a pandemia, bem como o alinhamento de alguns processos de trabalho norteados por meio de resoluções”, comenta a a enfermeira Naiara Nardelli, Responsável Técnica (RT) pela enfermagem da Santa Casa de Olímpia, se referindo à inspeção feita pela fiscal Geisa Simonato, da subseção de São José do Rio Preto do Coren-SP. “As fiscalizações nos auxiliam e incentivam a buscar melhores condições de trabalho, de estrutura e de qualificação profissional, influenciando diretamente de forma positiva na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente”, completa Naiara.

Durante a ação, Geisa verificou todo o fluxo assistencial aos casos confirmados e suspeitos de Covid-19 dentro da Santa Casa de Olímpia, que é uma unidade de referência Covid-19 para as cidades de Olímpia, Severínia, Cajobi, Guaraci e Altair.

“Atualmente contamos com 15 leitos ativos de UTI-Covid-19, com taxa de ocupação que varia entre 90% a 100%. Os leitos de enfermaria perfazem o total de 20, sendo a ocupação de 70 a 80%. Vale ressaltar que, apesar do cenário caótico do momento, vivenciamos atualmente uma situação desafiadora na saúde local, no que tange às muitas necessidades impostas pela pandemia”, ressaltou Naiara.

ESF Pedro Alves de Lima, de Iepê

Em outra fiscalização realizada recentemente, desta vez na região atendida pela subseção de Presidente Prudente, a fiscal Ana Cristina Andrade inspecionou a Estratégia Saúde da Família Pedro Alves de Lima, no município de Iepê, no dia 11/3 (quinta-feira). Lá, a fiscal verificou, entre outras questões, a disponibilidade e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe de enfermagem.

No mesmo dia, o Coren-SP também fiscalizou a Estratégia Saúde da Família Icapara, na cidade de Iguape, no litoral sul do estado. A inspeção foi conduzida pela fiscal Gisele Blasius, da subseção de Santos. Gisele foi recebida pela RT Mara Ribeiro da Silva, enquanto avaliou o plano de contingência à pandemia e a assistência de enfermagem aos casos de Covid-19.

ESF Icapara, Iguape

Na região da grande São Paulo, no dia 12/3 (sexta-feira), as fiscais Tatiane Berteli e Cintya Rocha inspecionaram, respectivamente, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Luciana, em Franco da Rocha, e a Unidade de Pronto Atendimento do Taboão, em Guarulhos.

UBS do Jardim Luciana, em Franco da Rocha

UPA Taboão, em Guarulhos