Coren-SP promove oficina de dimensionamento na Santa Casa de Guaratinguetá

Uma das atividades desempenhadas pela fiscalização do Coren-SP é a realização de oficinas de dimensionamento de pessoal de enfermagem. Elas são realizadas dentro das unidades de saúde ou nas subseções do conselho em todo o estado e explicam detalhadamente aos enfermeiros como se calcula o dimensionamento correto de profissionais em cada setor assistencial.

Nos dias 2 e 3 de março, a fiscal Vanda Cruz, da subseção de São José dos Campos, esteve na Santa Casa de Guaratinguetá, onde realizou oficina de dimensionamento para os profissionais da instituição, a pedido da enfermeira Responsável Técnica (RT), Juliana Duarte Gonçalves.

“Devido à complexidade do assunto, a oficina nos esclareceu dúvidas relacionadas aos cálculos e legislação referente ao tema. Como gestora na prática assistencial, o dimensionamento é uma ferramenta importante para a negociação de aquisição de pessoal junto à administração”, declarou Juliana.

A fiscal Vanda (de vermelho), com parte da equipe de enfermeiros da Santa Casa de Guaratinguetá

A oficina trata em detalhes a Resolução Cofen nº 543/2017, que explica como deve ser o dimensionamento e qual a forma de realizar o cálculo do número de profissionais em cada setor assistencial.

“O dimensionamento de enfermagem é de grande importância pois, através do seu embasamento científico, nos é permitido estabelecer um quantitativo de pessoal suficiente para prestação de um melhor cuidado de enfermagem, a fim de garantir a segurança do paciente”, reiterou Juliana.

A oficina teve duração de dois dias

Trata-se de uma ferramenta imprescindível para a assistência segura e de qualidade. Veja aqui como requisitar uma oficina de dimensionamento para sua unidade de saúde realizada pela fiscalização do Coren-SP.