Grupo GRATO ABC ajuda crianças e adolescentes no tratamento oncológico

O segundo mês do ano é conhecido como fevereiro laranja. Neste período acontecem diversas campanhas de conscientização sobre leucemia. Na região metropolitana de São Paulo, encontra-se o Grupo Grato ABC, que oferece assistência e tratamento oncológico para crianças nas cidades do ABC Paulista. É um Centro de Estudos do Departamento de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), que foi criado em outubro de 2017 e desde então fornece suporte ao Setor de Oncologia Pediátrica da faculdade.

Os serviços disponibilizados aos pacientes são gratuitos e contam com profissionais de diversas áreas: médicos, psicólogos, nutricionista, odontologistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos. Também Possui uma quimioteca própria, onde os pacientes pediátricos portadores de câncer recebem as quimioterapias. “O Grato auxilia o serviço de oncologia pediátrica da FMABC, oferecendo aos pacientes um tratamento humanizado e de qualidade”, disse o médico Jairo Cartum, responsável pela oncopediatria.

Para ser atendido no ambulatório é necessário morar na região do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra). Somente as Secretarias de Saúde desses municípios têm acesso às vagas, sendo que os cidadãos são encaminhados pelas UBS, Upas e hospitais das respectivas cidades. Não é possível agendamento direto no serviço. O ambulatório atende pacientes de 0 a 17 anos, portadores de doenças hematológicas e oncológicas.

Para que o paciente tenha melhores chances de recuperação, é muito importante um diagnóstico precoce. Este feito ocorre através de capacitações de profissionais da área e campanhas de conscientização para o público leigo.

A oncopediatria da FMABC já tratou mais de 300 portadores de câncer infantojuvenil e, hoje, o atendimento de hematologia pediátrico está com quase 100 crianças. A ONG mantêm-se exclusivamente através de doações da sociedade, promovendo bazares, rifas e eventos beneficentes. “Em época de Covid, nossas doações reduziram muito e estamos passando dificuldades. Qualquer tipo de ajuda é bem-vinda, desde a divulgação do nosso trabalho na sociedade, à doações de qualquer tipo de recurso financeiro ou objetos/roupas, assim como participando de nossos eventos beneficentes/bazar”, explicou Jairo.

Acesse o link aqui e ajude o Grupo Grato ABC a continuar salvando vidas.