Coren-SP empossa as primeiras Comissões de Ética de 2021

Nesta sexta-feira (22/1), foram empossadas pelo Coren-SP as cinco primeiras Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) de 2021, em evento realizado no auditório da sede da autarquia.

Com a presença dos profissionais de enfermagem que compõem as novas CEEs, o evento foi aberto pelo presidente do conselho, James Francisco dos Santos, que fez um pedido aos profissionais de enfermagem empossados: “Neste momento de pandemia que estamos vivendo, vocês foram escolhidos pelos seus colegas pelo caráter ético que demonstram no dia a dia nos seus locais de trabalho. Pedimos que cada um de vocês esteja ao nosso lado, orientando seus colegas para que nos fortaleçamos cada vez mais como categoria”, sugeriu.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez a abertura da cerimônia

As conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra dos Santos, respectivamente coordenadora e secretária do grupo de Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, compuseram a mesa de abertura ao lado de James, dando as boas vindas aos profissionais de enfermagem presentes.

Os conselheiros Andrea Cotait, Márcio Bispo, Wagner Batista, Gergézio Andrade e Fernando Santos também acompanharam o evento.

Após a abertura oficial, a conselheira Ivete fez uma breve palestra sobre o propósito e a atuação das CEEs, destacando aspectos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017).

Conselheiros Jane, James e Ivete durante a abertura oficial do evento

Um dos pontos importantes esclarecidos por ela foi a questão da utilização das redes sociais: “Dentre as proibições constantes em nosso Código de Ética, temos que comentar a injúria e a difamação. Nós vemos muito isso nas redes sociais. Há certas fotos que não podem ser postadas, como aquelas que expõem pacientes. Quando divulgamos isso, isso acaba sendo disseminado”, destacou Ivete.

A conselheira Ivete Trotti falou um pouco sobre as CEEs e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

A conselheira também frisou a importância de cada profissional de enfermagem como indivíduo dentro do contexto geral da profissão: “Cada um de nós é responsável por elevar a enfermagem. Somos responsáveis por ter responsabilidade e paciência com os pacientes. Temos que exercer nossa profissão com respeito e dignidade”, pontuou.

Depois da palestra, Ivete, Jane e os ex-conselheiros (Gestão 2018-2020) Demerson Bussoni e Márcia Brito entregaram os diplomas de posse aos membros das cinco Comissões de Ética de Enfermagem empossadas:

Centro de Referência de Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington

Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouveia – João XXIII

Hospital Aviccena

Prevent Senior Operadora de Saúde

Hospital Infantil Menino Jesus

Ao final da cerimônia, Ivete Trotti passou a palavra ao primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gergézio Andrade que encerrou a cerimônia com palavras de incentivo aos novos integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem: “Tenham uma jornada excelente. Vocês têm uma grande função a ser realizada nas instituições de vocês. Estamos aqui para atendê-los e auxiliá-los no que for possível”, concluiu.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gergézio Andrade, fez o encerramento da cerimônia de posse