Estado de São Paulo elegeu 140 profissionais de enfermagem

Conforme divulgado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no dia 23/11, foram eleitos mais de mil vereadores profissionais de enfermagem em todo o Brasil nas últimas eleições municipais, ocorridas no dia 15 de novembro. Segundo o levantamento, a enfermagem ocupará a partir do dia 1º de janeiro de 2021, 1.192 assentos nas Câmaras Municipais e Prefeituras brasileiras, com 44 prefeitos, 79 vice-prefeitos e 1.069 vereadores eleitos que carregam o nome da categoria.

São Paulo foi o segundo estado que mais elegeu representantes que declararam ser da categoria, com um total de 140, atrás apenas de Minas Gerais. Destes, 43 se declararam técnicos de enfermagem e 97 informaram ser enfermeiros. A partir de 2021, o estado de São Paulo contará com 6 prefeitos enfermeiros (Auriflama, Cafelândia, Cândido Mota, Iporanga, Meridiano e Restinga), oito vice-prefeitos enfermeiros (Iepê, Ilha Comprida, Itapuí, Junqueirópolis, Porangaba, Presidente Venceslau, Quintana e Sales Oliveira) e 2 vice-prefeitos técnicos em enfermagem (Barra do Chapéu e Itobi). Além deles, dentre os 124 novos vereadores da enfermagem em nosso estado, 41 são técnicos de enfermagem e 83 são enfermeiros.

O município de Iporanga, no Vale do Ribeira, contará a partir de 2021 com prefeito e vereador enfermeiros. Eles, inclusive, trabalham na mesma unidade, o Centro de Saúde III Lauro Tavares de Lima.

O vereador eleito, Márcio (à esquerda) e o futuro prefeito de Iporanga, Alessandro. Ambos são enfermeiros e trabalham na mesma unidade de saúde

O prefeito eleito, Alessandro Mendes Rodrigues, está na enfermagem há 18 anos, sendo 12 como enfermeiro, tendo atuado também como auxiliar e técnico. “Em um país onde a classe da enfermagem é esquecida pelos nossos governantes, ser um profissional de enfermagem e ter sido eleito para função de prefeito representa o reconhecimento, a valorização e a confiança que a população tem pela nossa profissão, da mesma forma que cuidamos do povo no momento em que ele mais precisa”, afirma. Como prefeito, pretende capacitar os profissionais da saúde do município com educação permanente, criar o plano de carreira, dar reajuste salarial, adequar as equipes com protocolos de atenção básica e de urgência e emergência, além de reduzir a jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais.

Já o futuro vereador Márcio Moreira de Oliveira Júnior destaca que sua profissão foi determinante para sua eleição: “A questão de ser enfermeiro foi realmente o diferencial para ser eleito, pois sou muito conhecido aqui na cidade por prestar um bom trabalho na saúde e isso me ajudou muito a conseguir os votos necessários”. Além das propostas que compartilha com Alessandro, ele cita também a efetivação de 100% do quadro de enfermagem do município e encontros periódicos com o quadro de enfermagem local para buscar propostas de melhorias para a categoria.

O município de Cafelândia, na região de Marília, também elegeu enfermeiros. A enfermeira Tais Fernanda Maimoni Contieri Santana é a nova prefeita e o enfermeiro Daniel Baptista ocupará uma vaga na Câmara dos Vereadores.

O enfermeiro Daniel será vereador em Cafelândia. A prefeita eleita, Taís, também é enfermeira

Daniel afirma ter consciência de que o fato de ser da área da saúde pode gerar cobranças específicas e declara ter propostas para a categoria: “Buscarei fortalecer ainda mais a classe da enfermagem com propostas que possam gratificar o profissional da saúde, tendo assim uma qualidade do serviço aos usuários”, conclui.