Fiscalização já inspecionou mais de 2.500 serviços de enfermagem durante a pandemia

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, no fim de março, a fiscalização do Coren-SP atuou com foco, durante as inspeções, nos fluxos assistenciais do paciente suspeito ou confirmado com a COVID-19, na disponibilização e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados pelas equipes de enfermagem, assim como nos planos de contingência relacionados com a Covid-19 adotados nas unidades de saúde.

Do dia 24 de março ao dia 27 de outubro, foram fiscalizadas cerca de 2.500 instituições de saúde em todas as regiões do estado de São Paulo. Em todas elas, os fiscais fazem inspeções criteriosas, notificam as instituições quanto a eventuais inadequações que forem constatadas, com prazo para regularização da inconformidade. Há vários casos que são encaminhados ao Ministério Público do Trabalho, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos.

Uma das unidades fiscalizadas foi a Unidade Municipal de Saúde da Família Vila Esperança, em Jacareí, no dia 8/10. A enfermeira Ana Edina Percy, Responsável Técnica (RT) da unidade, acompanhou a fiscal Vanda Cruz durante toda a inspeção e contou como o Coren-SP ajudou a melhorar a qualidade da assistência de enfermagem do local: “A fiscalização nos ajudou principalmente na questão do dimensionamento de pessoal. Também achei importante no sentido de incentivo e orientações aos profissionais para sua própria segurança e também dos usuários”, informou Ana Edina.

A fiscal Vanda Cruz, na frente, com profissionais da Unidade Municipal de Saúde da Família Vila Esperança, de Jacareí

Outra instituição de saúde que recebeu inspeção do Coren-SP foi o Hospital Municipal do Campo Limpo, na capital, no dia 1/10. O chefe técnico da subseção de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, foi um dos fiscais que participou da ação. Ele falou um pouco sobre a atuação dos fiscais na unidade: “Orientamos o corpo de enfermagem do hospital, auxiliando-os a realizar as adequações necessárias. Eu gostaria de salientar a proatividade e a capacitação técnica que vimos por parte do corpo de enfermagem da unidade”, disse.

Osvaldo D’Andrea durante ação de fiscalização no Hospital Municipal do Campo Limpo

A coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal do Campo Limpo, enfermeira Elisana Ribeiro, foi uma das profissionais orientadas por Osvaldo e pelos outros fiscais que participaram da ação: “A fiscalização me deu apoio para entrar com algumas reivindicações, foi uma assessoria para melhoria no setor. Essa atuação me trouxe uma boa oportunidade de entender de forma mais abrangente o que é uma fiscalização”, disse, após ser orientada pelos representantes do Coren-SP sobre questões relacionadas ao dimensionamento de pessoal.

Elisana Ribeiro, coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico no Hospital Municipal do Campo Limpo, recebeu orientações da fiscalização

A gerente interina da fiscalização do Coren-SP, Camila Kamada Schwendler, falou sobre o impacto positivo das inspeções durante a pandemia sobre a assistência e a segurança dos profissionais: “As  fiscalizações nas instituições de saúde e os atendimentos online com orientações aos profissionais de enfermagem e à comunidade, resultaram na proteção da população e dos profissionais por meio da adoção de medidas de segurança e da promoção de qualidade na assistência ao paciente”.

Tanto os canais de atendimento quanto o chat online podem ser acessados pelo Portal do Coren-SP, colocando o Conselho à disposição dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Doação de EPIs

Outra ação importante que tem sido realizada pela fiscalização do Coren-SP nos últimos meses é a doação de 30.000 máscaras PFF2 a unidades de saúde públicas e filantrópicas nas quais seja constatada a carência desses EPIs. As máscaras foram enviadas  pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para serem entregues às instituições paulistas.

Beneficiada com a doação de um lote de máscaras no dia 28/9 para utilização pelas equipes de enfermagem da Atenção Básica, a Secretaria de Saúde de Santos foi uma das instituições que agradeceu ao Coren-SP, por meio da coordenadora da atenção básica municipal, enfermeira Bruna Coronato: “EPIs sempre foram fundamentais, mas nesse momento de pandemia se tornaram ainda mais importantes e principalmente escassos devido a alta procura. Toda e qualquer doação é sempre muito bem vinda, principalmente se essa doação for para manter a segurança dos profissionais de saúde, como essa que o Coren-SP fez. Nós só temos a agradecer”, destacou a profissional.

A enfermeira coordenadora da atenção básica de Santos, Bruna Coronato (à direita), recebeu lote de máscaras PFF2 das mãos da chefe técnica da subseção de Santos, Luciana Oliveira

Confira as ações da fiscalização em números durante a pandemia:

25.463 atendimentos pelo chat.
2.499 inspeções.
2.202 atendimentos da Ouvidoria.
5.685 atendimentos pelo Fale Conosco.