Hospital Bela Vista desenvolve ações em prol do dimensionamento adequado de profissionais de enfermagem

Dimensionamento de pessoal de enfermagem é coisa séria e impacta diretamente na qualidade assistencial prestada por um determinado serviço de saúde. Foi com essa consciência que a gerente de enfermagem do Hospital Municipal da Bela Vista, na capital, Aline de Melo Senes, trabalhou para adequar o quantitativo de profissionais na instituição.

“O dimensionamento adequado interfere diretamente e positivamente na vida do profissional de enfermagem. Diminui a sobrecarga, o stress, as doenças ocupacionais. Aumenta a segurança do paciente e da equipe, que consegue prestar uma assistência com mais qualidade e excelência”, opina Aline. 

Gerente de enfermagem do Hospital Municipal da Bela Vista, na capital, Aline de Melo Senes

Na constante busca pelo dimensionamento adequado e atendendo às características de sua rotina, a instituição dividiu o quantitativo de profissionais de enfermagem igualmente em todos os plantões, com o mesmo número de funcionários nos períodos diurno e noturno.

A gerente Aline com profissionais da equipe de enfermagem do Hospital Bela Vista

E a instituição já começa a colher os frutos do trabalho criterioso com o dimensionamento:  “O dimensionamento de enfermagem foi realizado baseado na Resolução do Cofen nº 543/2017 para leitos de Enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva. Quando tinha menos de cinco meses de funcionamento do Hospital, durante a pandemia de Covid-19, já tínhamos 100% de execução do SAE e vários protocolos implantados, assim como Indicadores de Qualidade Assistencial muito satisfatórios,” finalizou Aline.