Fiscalização inspeciona Unidade Municipal de Saúde da Família em Jacareí

Mais uma unidade de saúde foi fiscalizada pelo Coren-SP, com o objetivo de assegurar a execução dos planos de contingência à Covid-19 e verificar se o fluxo assistencial está de acordo com as normativas preconizadas pelo sistema Cofen-Corens e órgãos oficiais. O objetivo é a proteção dos profissionais de enfermagem e também da população.  

Desta vez, a fiscalização foi feita na Unidade Municipal de Saúde da Família Vila Esperança, em Jacareí, na última quinta-feira (8/10). Na ocasião, a fiscal Vanda Cruz, da subseção de São José dos Campos, percorreu toda a unidade, inspecionando todo o fluxo assistencial de enfermagem à Covid-19.

A fiscal também conversou com profissionais de enfermagem para se certificar que os protocolos de segurança estavam sendo cumpridos, inclusive em relação à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe. 

A fiscal Vanda Cruz (à direita), com profissionais do corpo de enfermagem da unidade municipal

A enfermeira Ana Edina Percy, Responsável Técnica (RT) da unidade acompanhou a fiscal Vanda durante toda a inspeção. “A fiscalização nos ajudou principalmente na questão do dimensionamento de pessoal. Também achei importante no sentido de incentivo e orientações aos profissionais para sua própria segurança e também dos usuários”, colocou a profissional. 

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 13/10, foram realizados mais de 24 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações da fiscalização em números durante a pandemia:

24.788 atendimentos pelo chat.

2.320 inspeções.

2.195 atendimentos da Ouvidoria.

5.271 atendimentos pelo Fale Conosco.