Fiscalização inspeciona segurança da assistência à Covid-19 em UBS em Suzano

Mais uma unidade de saúde foi fiscalizada pelo Coren-SP, com o objetivo de assegurar que o plano de contingência à Covid-19 está sendo seguido, que o fluxo assistencial à pandemia está sendo feito de acordo com as normativas vigentes e que os profissionais de enfermagem estão utilizando os EPIs obrigatórios. 

A unidade em questão foi a UBS Tabamarajoara, em Suzano, inspecionada pela fiscal Sílvia Wada no dia 1/9, terça-feira. 

A fiscal Sílvia (segunda da direita para a esquerda) com membros da equipe de enfermagem da UBS Tabamarajoara

A enfermeira Cristiana Ferreira Costa, Responsável Técnica (RT) pela UBS, foi quem recebeu a fiscal. Ela considerou que a inspeção foi um auxílio ao serviço que gerencia: “A fiscalização da Sílvia foi muito bacana, uma pessoa de uma educação ímpar, nos norteou em dúvidas como o dimensionamento e questões particulares da unidade. Poder contar com o Coren-SP como parceiro faz com que possamos sentir que não estamos sozinhos nesta caminhada”. 

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 2/9, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações da fiscalização em números durante a pandemia:

23.421 atendimentos pelo chat.

1.948 inspeções.

2.143 atendimentos da Ouvidoria.

4.021 atendimentos pelo Fale Conosco.