Enfermeiro conta como é trabalhar com a saúde de homens em vulnerabilidade social

“Não fomos ensinados a trabalhar com nossos sentimentos. A gente opta pela violência, pela força, mas o que resulta disso?”

Com essa reflexão, o enfermeiro Francisco Paiva começa a falar sobre os problemas que os homens têm para lidar com seu lado emocional e sobre os conflitos e sofrimentos que resultam disso.

Retratado na edição de número 23 da Enfermagem Revista, Francisco foi entrevistado no dia 8 de agosto pelo podcast Megafone Anônimo, destinado a divulgar pesquisadores da área da saúde.

O enfermeiro Francisco Paiva durante o projeto ‘Papo de Boteco’

Ao podcast, ele contou sua experiência como líder do projeto Papo de Boteco, que reúne homens nos bares da favela de Paraisópolis, na zona sul da capital, para juntos falarem sobre questões relacionadas à saúde masculina.
Desde que divulgado na Enfermagem Revista, o projeto cresceu ainda mais e atualmente é feito em diversos bares diferentes de Paraisópolis.

“Os donos de bares são líderes, são os divulgadores do projeto. Uma situação que achei bacana foi uma reforma em um bar que foi feita especialmente para receber nosso projeto, porque o espaço estava muito pequeno”, disse.

Por meio do Papo de Boteco, os homens de Paraisópolis recebem instruções sobre temas como doenças do trabalho, questões ambientais como o acúmulo de lixo, álcool e outras drogas, e sexualidade.

A entrevista ao podcast Megafone Anônimo está bem bacana e pode ser ouvida gratuitamente aqui.