“A fiscalização preza pela valorização do profissional”, diz RT da Santa Casa de Macatuba

Desde o início da pandemia, a fiscalização do Coren-SP segue atuante percorrendo instituições de saúde do estado para verificar a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o fluxo de assistência e o plano de contingência adotado para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Na última quinta-feira (20/8), a fiscal Bianca Albino chegou de surpresa na Santa Casa do município de Macatuba, na região de Bauru, para inspecionar as ações das equipes de enfermagem. Após verificar a disponibilidade de EPIs, a fiscal entregou 120 máscaras PFF2 disponibilizadas pelo Cofen para instituições públicas e filantrópicas.

A fiscal Bianca Albino e a Responsável Técnica Renata Costa durante a entrega de máscaras PFF2

“Durante a inspeção, pude constatar que os profissionais estão seguindo corretamente as recomendações para atuarem frente a esse cenário que estamos vivenciando. O plano de contingência atende todos os requisitos e não foi constatada falta de EPIs. Além de terem participado de treinamentos para paramentação e desparamentação, toda a equipe segue fazendo o uso das máscaras de proteção”, avalia a fiscal.

Os esforços da fiscalização do Coren-SP  refletem no bom andamento dos serviços prestados pela categoria, resultando no aprimoramento da prática da assistência. “A fiscalização é de extrema importância, uma vez que preza pela valorização do profissional em seu local de trabalho, nos oferecendo amparos legais e adequados para total desempenho dos serviços prestados aos pacientes”, destaca a Responsável Técnica da instituição, Renata Costa Godoi.

Após acompanhar toda a ação da fiscalização, a profissional ainda ressaltou o caráter orientativo das inspeções. “As orientações foram excelentes e esclarecedoras, com certeza estamos muito bem respaldados”, declara Renata.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 18/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

22.623 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

7.177  inspeções.

2.112 atendimentos da Ouvidoria.

3.553 atendimentos do Fale Conosco.