Fiscalização inspeciona assistência à Covid-19 em UBS em Jacareí

Desde o início da pandemia, a fiscalização do Coren-SP vem realizando inspeções focadas nos planos de contingência e nos fluxos assistenciais à Covid-19, bem como na disponibilidade e correta utilização dos EPIs pelas equipes de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

No último dia 17, segunda-feira, mais uma unidade de saúde foi fiscalizada com foco na assistência à Covid-19: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Igarapés, em Jacareí.

A fiscal Vanda Cruz (segunda da direita para a esquerda) com profissionais de enfermagem da equipe da UBS Igarapé

A fiscal Vanda Cruz foi a responsável pela inspeção. Ela percorreu todos os setores da unidade e acompanhou o fluxo assistencial dispensado aos pacientes com Covid-19 e suspeitos. Além disso, a fiscal conversou com profissionais de enfermagem da UBS, verificando a disponibilidade e correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios.

A enfermeira responsável técnica (RT) pela UBS, Patrícia Andrade Machado Denardi, agradeceu fiscalização e o apoio dado pelo Coren-SP à UBS Igarapés: “A fiscalização ajudou no esclarecimento de algumas dúvidas importantes como o cálculo de dimensionamento de pessoal. Na minha opinião, ela dá um respaldo a nós que estamos na luta contra a Covid-19”.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 4/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

22.017 atendimentos pelo chat.

1.523 inspeções.

2.096 atendimentos da Ouvidoria.

3.156 atendimentos do Fale Conosco.