Enfermeira RT e supervisora de hospital da capital elogiam fiscalização do Coren-SP: “Os fiscais são sempre imparciais e técnicos”

Logo no início da pandemia causada pelo novo coronavírus, no fim de março, a fiscalização do Coren-SP passou a focar seus esforços na inspeção aos fluxos assistenciais à Covid-19, nos planos de contingência à pandemia adotado pelas instituições de saúde e na disponibilização e correta utilização de EPIs pelas equipes de enfermagem em todo o estado.

Uma das unidades de saúde que receberam recentemente a fiscalização do conselho foi o Hospital Aviccena, na zona leste da capital.

Na ocasião, a enfermeira Responsável Técnica (RT) da unidade, Carolina Ferreira Vasco, foi uma das profissionais que receberam os fiscais do Coren-SP. A supervisora da unidade de internação, Adriana Goçalo, também presenciou a inspeção.

Elas reconheceram a importância e relevância da fiscalização do conselho para o bom andamento dos serviços de enfermagem, e destacam o caráter orientativo das ações do conselho, sempre buscando o aprimoramento da assistência em parceria com as equipes de enfermagem:

“O Coren-SP sempre nos trouxe um olhar educativo e de suporte para as tomadas de decisões e o bom andamento da enfermagem dentro da instituição. A fiscalização tem grande importância, pois nos respalda e nos apoia nas questões relacionadas a assistência de enfermagem, não só na relação da assistência direta ao paciente mas também na maneira como assessoramos nos profissionais na prestação desta assistência”, destacou Carolina.

Adriana e Carolina: ambas já foram fiscalizadas mais de uma vez pelo Coren-SP

Adriana falou de sua experiência com fiscalizações do Coren-SP, destacando o olhar técnico e imparcial dos fiscais da autarquia – resultado do trabalho de aprimoramento constante e de padronização dos fluxos de trabalho feito pela gerência de fiscalização, com a criação de Procedimentos Operacionais Padrão que são utilizados em cada inspeção:

“Na minha experiência, toda vez que ocorre uma fiscalização, os fiscais são sempre imparciais, técnicos e muito respeitosos. Sempre que necessitamos de orientações, seja ela por telefone, e-mail ou presencial, sempre nos atenderam prontamente. Exemplo disso sempre é a parceria que o conselho  tem em nos assessorar nas mais diversas demandas”, conta a supervisora.

A partir de sua experiência em ter recebido diversas vezes a fiscalização do Coren-SP, Adriana não deixou de comentar também os boatos caluniosos que circulam periodicamente de que a fiscalização supostamente avisaria previamente as instituições fiscalizadas antes de conduzir as ações: “No meu tempo de atuação nunca fomos avisados previamente sobre alguma fiscalização. Há um mês recebemos a fiscalização do Coren-SP em nosso hospital sem nenhum aviso e de surpresa. Mesmo assim conseguimos responder a tudo o que nos foi indagado de forma clara e objetiva”, afirmou.

A RT Carolina endossou as afirmações da colega, deixando claro o aspecto de que as fiscalizações sempre ocorrem de surpresa, como preconiza a legislação emitida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen): “Estou como RT há um ano e já recebi duas fiscalizações nesse período,  sendo que em nenhum dos casos fui previamente comunicada que receberia a visita do Coren-SP. A primeira ocorreu logo após minha transição como RT. Na ocasião, a fiscal trouxe os apontamentos deixados para a antiga RT e quis entender quais pontos haviam caminhado até então. Foi uma visita muito amigável, de orientação para nos conhecermos. A segunda fiscalização foi para conhecer o fluxo de atendimento dos pacientes suspeitos de Covid-19”, destacou.

Outro ponto levantado pelas enfermeiras  foi a atuação do conselho no apoio à enfermagem das unidades de saúde fiscalizadas. Esse apoio pode ser exemplificado na doação de máscaras PFF2 a unidades de saúde públicas e filantrópicas em todo o estado de São Paulo durante a atual pandemia. “O Coren-SP teve uma atuação de extrema importância pois a fiscalização municipal prestou assistência humanitária, junto aos hospitais, disponibilizando equipamentos de EPIs para atender as demandas de todos os profissionais contra essa terrível e tenebrosa pandemia do novo coronavírus”, colocou a supervisora de enfermagem, Adriana.

Em poucas palavras, a RT Carolina sintetizou de forma muita clara a visão que ela tem da fiscalização: “Vejo no Coren-SP um apoio muito importante para nos respaldar e nos direcionar nas ações pertinentes à enfermagem dentro da instituição que atuo. Faz toda a diferença saber que posso buscar auxílio no Conselho e que sua fiscalização tem sempre o cunho educativo, construtivo para que possamos cada vez mais melhorar a prestação da assistência de enfermagem”.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 4/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

22.017 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.523 inspeções.

2.096 atendimentos da Ouvidoria.

3.156 atendimentos do Fale Conosco.