Fiscalização do Coren-SP é elogiada por enfermeira pelo comprometimento com a categoria
Desde o início da pandemia, a fiscalização do Coren-SP está realizando inspeções focadas nos planos de contingência e nos fluxos assistenciais à Covid-19, bem como na disponibilidade e correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelas equipes de enfermagem.
De acordo com a gerente de enfermagem da Rede D’Or São Luiz, unidade Anália Franco, Regina Célia Guedes Barretos, com esse novo cenário mundial, muitos colaboradores estavam amedrontados e inseguros em relação a como atuar, questionando tema relacionados a EPIs, paramentação e desparamentação.
“Numa fase em que a maioria dos profissionais estava confusa, a busca por diretrizes do Coren-SP foi o que nos respaldou no conceito técnico, bem como a atuação da gestão nas redes sociais que nos transmitiu transparência e, consequentemente, nos auxiliou em diversos níveis de orientação. A inspeção de fiscalização foi esclarecedora, pois a atuação dos fiscais nos aproxima do conselho, pontuando as oportunidades de melhoria. Senti-me acolhida e respaldada”, conta Regina.
A gerente ainda conta que a Rede D’Or criou um comitê de urgência pela alta gestão com o objetivo de elaborar ações estratégicas para disseminá-las ao redor do país em todas as unidades do hospital. Também foram flexibilizados os horários de trabalho para as equipes, e os profissionais do grupo de risco foram afastados. O hospital adotou a prática de home office para áreas administrativas e implantou um projeto de apoio psicológico presencial e via telefone e para o apoio à família.
“O que mais me chamou a atenção foi o engajamento e a empatia da equipe de enfermagem. O apoio mútuo entre os setores, a atenção e a dedicação com os nossos pacientes”, avalia.
Atendimento aos profissionais de enfermagem
Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 29/6, foram realizados mais de 20 mil atendimentos.
Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.
Confira as ações em números:
20.114 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
3.991 ações de fiscalização.
1.996 atendimentos da Ouvidoria.
2.206 atendimentos do Fale Conosco.