Fiscalização orienta e auxilia serviços de enfermagem no combate à pandemia em Araçatuba e Flórida Paulista
Desde o início da pandemia, a fiscalização do Coren-SP está realizando inspeções focadas nos planos de contingência e nos fluxos assistenciais à Covid-19, bem como na disponibilidade e correta utilização dos EPIs pelas equipes de enfermagem.
Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.
Recentemente, a fiscalização do Coren-SP fez uma inspeção no Hospital Central de Araçatuba, no dia 15/7, quarta-feira.
As fiscais Ana Cristina Andrade e Regina Rabelo passaram por todos os setores da unidade, acompanhando o fluxo dos pacientes da recepção à alta. Elas também verificaram a correta utilização de EPIs pela equipe de enfermagem, orientando os profissionais sobre as medidas de segurança a serem adotadas durante a pandemia. No dia 17/7, as fiscais estiveram em Flórida Paulista, no oeste do estado.
Ana Cristina fiscalizou o plano de contingência à Covid-19 adotado pela ESF I Nicolau Gerlack, verificando as medidas adotadas pela unidade de atenção básica para o combate à pandemia.
Da mesma forma, Regina Rabelo inspecionou atentamente a ESF II José Carlos Machado, também em Flórida Paulista, verificando a abordagem assistencial adotada frente à Covid-19 e a utilização dos EPIs adequados pela equipe de enfermagem.
Atendimento aos profissionais de enfermagem
Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 21/7, foram realizados mais de 30.000 atendimentos.
Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.
Confira as ações em números:
21.198 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
5.529 inspeções.
2.065 atendimentos da Ouvidoria.
2.759 atendimentos do Fale Conosco.