Sobecc inaugura sede com Centro de Simulação moderno e inovador para cursos

A Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc) inaugurou uma nova sede no mês de julho. O presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira, realizou uma visita ao local, onde foi recebido pela presidente Giovana Abrahão Moriya e pela coordenadora técnica Simone Batista Neto. O novo espaço, com 300 m², está situado na Alameda Santos, em São Paulo, e é inovador. Além de contar com auditórios para a realização de cursos e palestras, com capacidade para 70 pessoas, tem toda a estrutura de um Centro Cirúrgico e de um Centro de Material e Esterilização, com equipamentos modernos, para atividades de simulação. “É um orgulho muito grande acompanhar os avanços das Sociedades de Especialistas, que são grande aliadas do Coren-SP na construção de práticas seguras em enfermagem e do aprimoramento constante dos profissionais”, disse Cláudio.

A presidente da Sobecc, Giovana Abrahão Moryia, e o presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira

Presidente em exercício Cláudio Silveira com integrantes da equipe da Sobecc

Os laboratórios de simulação da Sobecc são equipados com câmeras que gravam em 360º os procedimentos, transmitindo-os simultaneamente para os auditórios. O Centro de Material e Esterilização conta com área de expurgo, cubas para lavagem de instrumentos contaminados, lavadoras ultrassônica e termodesinfectadora para limpeza automatizada. Na área de preparo dos materiais a bancada é ergonômica, automática e com altura regulável, contando também com lente de aumento e lâmpada para visualização. “Conseguimos proporcionar um ambiente de simulação como se fosse realmente a prática assistencial”, diz a presidente Giovana.

Práticas de simulação nos laboratórios são transmitidas em tempo real nos auditórios

A sala cirúrgica segue os mesmos padrões de qualidade, permitindo a simulação de qualquer procedimento anestésico/cirúrgico. Conta com estruturas semelhantes ao ambiente cirúrgico, com estativas, foco em led, mesas e acessórios, entre outros equipamentos de última geração.

Sala cirúrgica com equipamentos de última geração

Os espaços da sede têm decoração alusiva à prática perioperatória, com peças montadas com instrumental cirúrgico, assim como o próprio letreiro da entidade, no hall de entrada. O corredor que dá acesso aos laboratórios é preenchido por quadros que mostram a evolução da enfermagem perioperatória, de um lado a imagem da lendária enfermeira Florence Nightingale e do outro lado a evolução das Práticas/Diretrizes Recomendadas da Sobecc, que já está na sua 7ª edição. Há também área de convivência e computadores para acesso a sites de pesquisa. “Esse é o resultado de um trabalho de quase 30 anos desta e de todas as gestões anteriores e muitos parceiros que contribuíram para a história da Sobecc”, afirma Giovana.

Galeria de quadros ilustra evolução da enfermagem perioperatória

Para informações sobre os cursos da Sobecc, acesse: www.sobecc.org.br/