Coren-SP fiscaliza assistência à Covid-19 em UPAs de Jacareí

A fiscalização do Coren-SP segue atuante no trabalho de inspeção dos fluxos de assistência de enfermagem em meio à pandemia e, também, de disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para a segurança dos profissionais. 

 Na última quinta-feira (30/4), o fiscal Carlos Costa esteve nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Parque Meia Lua e Dr. Thelmo de Almeida Cruz, no município de Jacareí, para averiguar o fluxo de atendimento e o plano para enfrentamento à Covid-19. 

Segundo o fiscal, foi possível identificar que as equipes de ambas as UPAs estão tomando as devidas providências tanto em relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que estão sendo disponibilizados de acordo com a demanda,  quanto à proteção dos profissionais que fazem parte do grupo de risco.

“As duas unidades estão aguardando a chegada de respiradores e outros materiais para se adequarem corretamente ao plano de contingência. Os profissionais também estão recebendo o treinamento para que todos estejam devidamente capacitados sobre como lidar diante desse cenário”.

Para as responsáveis técnicas Ana Carolina Lucio Neves, da UPA Meia Lua, e Nádia Aparecida Leite, da UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, a fiscalização do Coren-SP foi eficiente e esclarecedora, já que o fiscal Carlos foi atencioso ao explicar qual a melhor forma de adequação dos fluxos para garantia de uma assistência segura.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 23/3 e 24/4, foram realizados 9.913 atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:

9.913 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.555 atendimentos da Ouvidoria.

878 atendimentos do Fale Conosco.

361 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.

 

 

 

 

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