Enfermeira Fátima Gerolin e Hospital Oswaldo Cruz lançam livro “O que aprendi cuidando de você”

Como preparar um ambiente para quem cuida, seguir com rigor os protocolos assistenciais sem perder a sensibilidade? Como se despir da armadura impostas por título e jaleco, deixando-se tão vulnerável quanto o paciente para assistí-lo de forma espontânea e natural? São essas e muitas outras questões, que estão muito além das técnicas do cuidado, que são abordadas no livro O que eu aprendi cuidando de você, organizado pela enfermeira Fátima Silvana Furtado Gerolin e outros 28 colaboradores da equipe de profissionais de saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A obra foi lançada na última quarta-feira (4/3), em São Paulo e a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, prestigiou o evento, acompanhada pelo conselheiro James Francisco. 

Conselheiro James Francisco; Maria Lucia Alves Pereira, professora da FECS; Fátima Gerolin, enfermeira autora do livro; Renata Pietro, presidente do Coren-SP

Publicado pela Editora Atheneu, o livro possui 10 capítulos e 44 relatos originais sobre a experiência dos autores no cotidiano do cuidado, transparecendo sensações e aprendizados que, muitas vezes, não são visíveis durante a prática profissional focada em evidências e processos de trabalho. “O dia a dia e o que aprendemos nele nos transforma e ensina a entender melhor o outro em situação de vulnerabilidade”, considera Fátima. Ela ainda faz uma indagação: “O que nos motivou? Tornar público aquilo que os profissionais vivem enquanto estão cuidando”. 

Autores do livro com a presidente Renata Pietro e o conselheiro James Francisco

Fátima Gerolin é graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Mestre em Saúde do Adulto e doutora em Ciências da Saúde. Atua como Superintendente Assistencial do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) e é Diretora Geral da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde da instituição. 

Durante o evento, também discursou a enfermeira, professora titular da Escola de Enfermagem da USP, Maria Júlia Paes da Silva, que foi autora do prefácio. “Neste livro, mostramos o ato de cuidar da vida e não apenas da doença. A técnica é uma pequena parcela do cuidado”, disse. No texto, ela tece elogios à obra. “Os capítulos desse livro são muito ricos! Eles explicam quando quebrar rotinas e protocolos, explicitam o respeito ao outro (que não está firme, porque é enfermo!) e apresentam os valores éticos que definem escolhas, desafios do profissional ao vivenciar a morte e os cuidados paliativos prestado no contexto hospitalar, os cuidados (não menos importantes!) com os familiares dos enfermos”.

Maria Júlia Paes, professora da EEUSP; presidente Renata Pietro; Letícia Faria, diretora acadêmica da FECS

O CEO do HAOC, Paulo Bastian, também participou da abertura do evento e redigiu a apresentação do livro. “O objetivo desse livro é de apresentar as experiências das equipes assistenciais para valorizá-las e também incentivar que novas pessoas ingressem na carreira, além de criar um ambiente que fortaleça quem cuida”, afirma. 

 

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, parabenizou pessoalmente os profissionais envolvidos. “É muito importante que a sociedade tenha conhecimento das diversas dimensões da atuação dos profissionais de saúde, que vão muito além do fator técnico-científico. Uma obra como essa é fundamental para o reconhecimento e valorização daqueles que dedicam suas carreiras ao cuidar do próximo. Fico muito orgulhosa de que uma enfermeira esteja à frente da organização da obra”, frisou. 

 

Como posso ajudar?