Na Ufscar projeto “POP com Café” dinamiza operações necessárias para atuação da enfermagem

O projeto “POP com Café” foi desenvolvido pela enfermeira Giselle Guerrero e implementado no Hospital Universitário Prof. Dr. Carlos Horácio Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com objetivo de contribuir para atualização e aquisição de conhecimentos dos profissionais de enfermagem acerca dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na instituição.

Profissionais do HU-UFSCar durante o POP com Café

Segundo Giselle, a ideia para o projeto começou enquanto ela ainda cursava a graduação de enfermagem. “Eu já apreciava este material tão rico que norteia cada passo crítico de todo procedimento que é realizado pela equipe de enfermagem e, a partir de pesquisas, entrevistas e muita orientação, foi possível publicar meu artigo científico sobre o POP na utilização na assistência de enfermagem em serviços hospitalares“, conta.

Entretanto, foi somente em 2019, com apoio de sua chefe de divisão de enfermagem e com incentivo de toda a equipe, ela conseguiu dar início à atividade no HU-UFSCar, para uma leitura e atualização dos POPs. “Sabemos que todo enfermeiro gostaria de ter um momento de leitura com a equipe durante seu plantão, porém, quase nunca conseguimos. Por isso, depois de observar essa necessidade e conversar com outros profissionais, além do desejo de aplicar esta teoria na prática, criei um momento para esta atualização do profissional, o chamado projeto POP com Café. Assim, temos um momento destinado para a leitura, atualização, revisão de POPs e, é claro, tomar um cafezinho”, explica.

Até o momento foram realizados três módulos do projeto

A enfermeira conta que, até o momento, já foram realizados três módulos, cada um com uma temática específica, a qual as equipes de enfermagem podem se atualizar com a leitura de cada procedimento, esclarecer dúvidas e, também, contribuir com a revisão e edição dos POPs. De acordo com Giselle, são ações como essa que garantem o conhecimento ao profissional e propiciam qualidade e segurança na assistência prestada ao paciente.

“O sentimento que prevalece é de gratidão a todos que apoiaram e apoiam este projeto. Agradeço as professoras e doutoras Anamaria Napoleão e Marinilza Beccaria, a toda a equipe de enfermagem pelas trocas de experiências e ricas contribuições para as revisões dos POPs, e a todos com quem um dia eu tive a honra de trabalhar. Tudo isto amplia meu desejo e motivação para poder contribuir cada vez mais com a nossa a enfermagem”, finaliza.

 

 

Como posso ajudar?