Aproximação: presidência do Coren-SP percorre oito cidades do interior para dialogar com a categoria

Com intuito de fortalecer os laços entre a categoria e conselho e promover o diálogo sobre as boas práticas da assistência com a enfermagem do interior, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice, Cláudio Silveira, estiveram em algumas instituições, nos dias 18 e 19,  nos municípios de Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Casa Branca, São José do Rio Pardo, Mococa e Serrana.

“Queremos reforçar que o nosso objetivo é tornar o nosso conselho cada vez mais presente no cotidiano da enfermagem, oferecendo suporte necessário para uma assistência segura, tanto para os profissionais, quanto para a população”, diz Renata Pietro.

Em Leme, a presidência da autarquia esteve na Santa Casa e na Unimed. Na primeira instituição, eles foram recebidos pela responsável técnica Karina Correa. “A visita foi algo que nenhum de nós vivenciou ao longo das nossas carreiras. Todos se sentiram especialmente reconhecidos. A postura e a simpatia da Renata e do Cláudio foram surpreendentes. Tivemos uma abertura para trocarmos ideias sinceras e realistas”, conta.

Profissionais da Santa Casa de Leme

De acordo com a responsável técnica da Unimed, Renata Lissoni, receber a visita do Coren-SP foi gratificante, pois é uma oportunidade de mostrar a realidade do dia a dia profissional, os projetos, os esforços e a dedicação das equipes.

Profissionais da Santa Casa da Unimed

No município de Casa Branca, eles conheceram o Centro de Reabilitação. “Receber a visita da presidente foi fato inédito. Uma surpresa extremamente importante para o estreitamento das relações e a valorização da nossa enfermagem”, destaca a responsável técnica, Carmem Cecília Remédio.

Depois eles estiveram na Santa Casa de São José do Rio Pardo. Recepcionados pela responsável técnica Alexsandra de Jesus Soares, a presidência do conselho pode conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pelos profissionais da instituição. “Acredito que a aproximação entre o conselho e a categoria nos permite uma realidade mais próxima por meio do conhecimento do  trabalho de toda a equipe, como, também, fortalecer a união entre ambos que ao meu ver é fundamental”, explica Alexsandra.

Profissionais da Santa Casa de São José do Rio Pardo

Nos municípios de Mococa e Serrana, eles também foram à Santa Casa. Para a responsável técnica Juliana Paula Gasparino, a aproximação estabelece um canal aberto para a comunicação entre órgão de classe com os seus profissionais.

Profissionais da Santa Casa de Mococa

Já para responsável técnica Jaqueline Fernanda Dias, os benefícios são inúmeros para fortalecer os laços em prol de uma assistência segura e eficaz para a sociedade.

Ainda em Serrana, a presidente e o vice puderam dialogar com os profissionais do Hospital Estadual. Segundo Maria Aline Sprioli, gerente de enfermagem da instituição, 21 anos de trabalho, essa foi a primeira vez que ela se sentiu próxima do Coren-SP. “Em 21 anos de trabalho na enfermagem, nunca imaginei que a presidente do nosso conselho viesse nos visitar com caráter não fiscalizatório e sim para conhecer nosso trabalho”, finaliza.

Profissionais do Hospital Estadual de Serrana

Por fim, em Porto Ferreira e em Pirassununga, eles estiveram nas Santas Casas do município.

Profissionais da Santa Casa de Pirassununga

Como posso ajudar?