Novo Manual de Fiscalização do Cofen prevê maior abrangência e celeridade às ações dos Corens

Visando o aprimoramento contínuo de seus processos de trabalho, a fiscalização do Coren-SP passou por um treinamento realizado no auditório da sede da autarquia, no dia 8 de janeiro, com o objetivo de se alinhar ao novo Manual de Fiscalização do sistema Cofen/Corens (Resolução Cofen nº 617/2019).
“Fizemos esse treinamento para que nosso corpo de fiscais possa fazer inspeções dentro das melhores condições possíveis, seguindo todos os ritos. Somos um grupo grande de fiscais então a ideia foi uniformizar a abordagem deles, com base na legislação vigente”, detalhou a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino.

Lanny explicou que um dos objetivos do treinamento foi o de padronizar a abordagem dos mais de 100 fiscais do Coren-SP

A atividade contou com a participação de fiscais, coordenadores, auxiliares de fiscalização e chefias de todas as subseções da autarquia, que contribuíram com sugestões, dúvidas e relatos de experiências. A Resolução Cofen nº 617/2019 está em vigor desde 21 de dezembro de 2019 e é a legislação que normatiza as ações de fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem em todo o Brasil.

O treinamento serviu para atualizar os fiscais em relação ao novo Manual de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)

A principal novidade que a nova resolução traz em relação ao Manual de Fiscalização anterior é a otimização do processo de trabalho dos fiscais, o que permitirá abranger uma quantidade maior de instituições onde há a atuação de profissionais de enfermagem.
Outra mudança trazida pelo novo manual é a diminuição de prazos visando dar celeridade às ações, buscando resposta e resolutividade mais rápidas nos processos de fiscalização.

Fiscais do Coren-SP fizeram exposições e relatos de caso, unindo a teoria à prática

“A partir dessa nova Resolução e da intensificação da quantidade de inspeções mensais, a fiscalização continuará desempenhando seu papel, levando o Coren-SP para um número cada vez maior de profissionais. É importante lembrar também que os fiscais estão à disposição de todo e qualquer profissional de enfermagem, seja presencialmente ou por meio do Fale Conosco e do atendimento telefônico do Coren-SP”, finalizou Lanny.

Fiscais de todas as subseções da autarquia participaram do treinamento