Do descarte ao uso: enfermeira conta sobre a reciclagem de materiais utilizados no centro cirúrgico

A natureza pede socorro e a enfermagem também tem mostrado sua contribuição na reciclagem de materiais. A enfermeira Lia Jeronymo, de Campinas, é gestora da Central de Materiais e Esterilização e Sustentabilidade, administradora do blog “Art Eco” e voluntária em expedições cirúrgicas na Amazônia. O que também chama atenção no trabalho dessa profissional é a arte de reciclar materiais SMS utilizados no centro cirúrgico.

Lia Jeronymo, é gestora da Central de Materiais e Esterilização e Sustentabilidade

Lia comenta que o SMS é um polímero constituído de fibra com alto potencial para reciclagem, porém, por ser proveniente de procedimentos cirúrgicos, é necessário definir o fluxo de descarte. “Esse processo é importantíssimo e merece total atenção para que possamos evitar o risco de contaminação do material”, diz.

Especialista em processamento de produtos esterilizados, Lia conta que o processo de reciclagem dos materiais usados ou desperdiçados é chamado de reutilização criativa ou upcycling. “A reutilização criativa visa dar um destino melhor ao recurso material e, ao mesmo tempo, abrir novas oportunidades para atividades artísticas ou a doação dessa matéria-prima para o artesanato de nanoprodutoras, cooperativas de mulheres e instituições de caridade”, explica.

“A reciclagem do material SMS traz um benefício enorme para o meio ambiente”, diz a enfermeira

Para a enfermeira, a reciclagem do material SMS traz um benefício enorme para o meio ambiente, além de ganhos financeiros para o hospital. “É uma ótima oportunidade de aproveitar o que a matéria-prima nos oferece. Podemos fazer toalhas, painéis, convites, lembrancinhas de aniversários, capas para fogão, forro de porta-malas. Já vi até chapéu de linha feito de fita SMS. Na verdade, eu creio que é a semeadura desse novo olhar”, finaliza ela.

 

Como posso ajudar?