Sala de descanso para a enfermagem já beneficia profissionais da Santa Casa de Batatais

O ano de 2020 começou com uma ótima notícia para a enfermagem paulista. No dia 3/1, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Lei Estadual nº 17.234/2020, que obriga hospitais públicos e privados de todo o estado a criar uma sala de descompressão para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A criação da lei só foi possível após intensa articulação do Coren-SP e da deputada Analice Fernandes, autora do projeto (PL 292/2018), junto aos demais deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e ao governo estadual.

Em nosso estado, algumas instituições já contavam com os benefícios da chamada “sala de descanso” para a enfermagem antes mesmo da publicação da lei.

Em setembro de 2019, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, estiveram na Santa Casa de Batatais

Esse é o caso da Santa Casa de Misericórdia de Batatais, que a partir de demandas dos próprios profissionais da equipe, criou a sala no final de outubro de 2019.

“A ideia da nossa sala surgiu da necessidade dos profissionais. A jornada de trabalho de 12 x 36 não é fácil se não se tem um período para descansar, pois ela fica mais pesada”, conta a enfermeira Aline Patrícia Tercal Perdegatto, RT da instituição.

 

Detalhe da sala de descanso da Santa Casa de Batatais

Após ouvir alguns profissionais, Aline e a outra RT da unidade, Marília Toscano Nobre, pediram a criação do espaço para a administração da Santa Casa, que acolheu o pedido.

“A provedora do hospital, Maria Aparecida Macedo (Nilla) e o diretor técnico, Antônio Marcos Barbosa, prontamente nos atenderam e nos ajudaram a buscar a sala para implantar o espaço de descanso para a enfermagem o mais rápido possível. Optamos por fazer uma divisória no refeitório do hospital, que já era um espaço bastante amplo. Instalamos uma televisão e um sofá-cama confortável”, conta Aline.

Mesmo funcionando há apenas dois meses, a sala de descompressão da Santa Casa de Batatais já traz benefícios perceptíveis, como conta a RT: “O pessoal está muito feliz, já tivemos bastante feedback positivo. Já trabalhei no período noturno e falo isso por experiência própria”, encerra Aline.

 

A sala conta com uma televisão e foi criada em um espaço dentro do refeitório do hospital

Saiba mais sobre a Lei Estadual nº 17.234/2020

Como posso ajudar?