Enfermagem do AUSTA hospital contribui para certificado de Acreditação conferida pela ONA

No dia 12 de dezembro, o AUSTA hospital recebeu a certificação de Acreditação com Excelência Nível 3, conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), pela excelência em gestão, maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência  e a busca pela melhoria contínua da qualidade assistencial.

A gerente Maristela ao lado da gerente de marketing da instituição, Luciana Rocha , enfermeiro Gilson e as enfermeiras de Ana Cláudia e Daniela

Segundo a enfermeira e gerente assistencial do AUSTA, Maristela Maricato de Souza, o caminho para cuidados seguros é mirar na qualidade e não ter a Acreditação como objetivo e, sim, como consequência. “Uma instituição que possui essa certificação assume publicamente o compromisso de oferecer uma assistência diferenciada, que trabalha com excelência e com foco no que realmente importa: a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes”, explica.

Maristela conta que o árduo trabalho das equipes do hospital teve início em 2015, com a estratégia inicial de trabalhar com seis metas internacionais, elaborando protocolos com objetivo de alcançar melhorias na assistência, sendo elas: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, prevenção de risco de infecção e prevenção de risco de queda e lesão por pressão.

Para a gerente, além da segurança do paciente ser importantíssima no AUSTA, a enfermagem exerceu um papel fundamental para a conquista da acreditação, disseminando uma cultura de segurança, facilitando o ensino e propondo soluções na linha de frente. “Costumo dizer que somos nós que possuímos o contato direto com o paciente, o que torna os resultados mais efetivos. Foram muitos investimentos em treinamentos e capacitações, na revisão de protocolos, na elaboração de documentos e no engajamento dos colaboradores”, avalia.

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