Santa Casa de Atibaia implanta sala de conforto para a enfermagem a custo zero para a instituição

Há alguns meses, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham na Santa Casa de Atibaia contam com uma sala de conforto bem iluminada e equipada com pufes, onde podem descansar, ler e passar alguns minutos por dia com o objetivo de aliviar um pouco o estresse do cotidiano assistencial.

Gecilda é usuária assídua da sala de conforto

“A sala de conforto só veio a acrescentar. Uso todos os meus plantões depois do almoço, gosto de fazer leitura. Esta iniciativa só veio a acrescentar”, comemora a auxiliar de enfermagem Gecilda Gonçalves da Silva, que trabalha há um ano na unidade.  

O RT Luciano explica que os recursos foram levantados junto aos coordenadores da Santa Casa

O gerente assistencial e Responsável Técnico (RT) pelo hospital, Luciano Henrique Fonseca de Oliveira, explica como foi feita a reforma de uma antiga sala para a atual área de descanso: “Vimos a necessidade de ter um local para fazer o acolhimento dos nossos colaboradores da enfermagem. Já tínhamos uma sala para eles descansarem, mas vimos que não era ideal. Sabemos também que a área da saúde é limitada na questão de custo e que não podemos tirar recursos da área da saúde e alocar para os colaboradores. Então conversamos com os coordenadores de todas as áreas do hospital e, com a autorização do interventor da Santa Casa, levantamos com esses coordenadores os recursos para a reforma da antiga sala”, conta.

Detalhe da sala de descanso para a enfermagem

Financiada pelos próprios coordenadores, a reforma é um exemplo de iniciativa que, além de ter tido custo zero para a Santa Casa, melhorou a qualidade de vida dos funcionários, e assim contribuindo indiretamente para a melhoria da qualidade assistencial.

O ambiente conta com livros e revistas para os funcionários, estimulando a leitura

Luciano conta que a reforma da sala segue o conceito do quadruple aim: “Buscamos, dentro desse conceito, melhorar a experiência do paciente, o custo per capita, a experiência do cliente interno e a saúde da população. Toda a liderança do hospital se juntou para reformar a sala” diz.

Regina viu a equipe de enfermagem valorizada pela sala de descanso

 A técnica de enfermagem Regina Célia da Silva Nascimento é outra profissional que tem aproveitado o novo espaço para descanso. Ela explica como a iniciativa fez os profissionais de sentirem valorizados: “Antes só os médicos tinham sala de conforto. Agora com esses pufes para nós, dá para deitar e dar uma relaxada. Isso trouxe melhorias das nossas condições de trabalho”, diz a técnica, que está há três anos e meio no hospital.  

Cartas de agradecimento

Os esforços buscando a valorização da equipe de enfermagem por parte de Luciano e de toda a equipe de gestores da Santa Casa de Atibaia não param na sala de conforto.

Outra iniciativa que tem animado os profissionais de saúde do hospital são as cartas de agradecimento que a gestão entrega a colaboradores que se destacam na assistência ao paciente.

Os técnicos de enfermagem Adriana Francisco Pereira e Valdir da Rocha foram dois dos profissionais reconhecidos pelas cartas.

A técnica Adriana recebeu uma carta de agradecimento pelo tratamento humanizado aos pacientes…

Adriana recebeu a homenagem pelo tratamento humanizado que dispensa aos pacientes. “Fiquei muito feliz porque o reconhecimento é o que a gente espera. Trabalho porque gosto, quando recebo abraço de um paciente já ganhei o dia”, conta a profissional que está há quatro anos na Santa Casa.

…assim como Valdir, que tratou a dor de um paciente com a aplicação de medicação intramuscular

Já Valdir, que trabalha há cinco meses na unidade, recebeu a carta de agradecimento por uma ação de cuidado que desenvolveu: “Trabalho em um setor em que só pode fazer medicação endovenosa. Apesar disso, fiz uma aplicação intramuscular em um paciente que estava com dificuldade de locomoção, o que melhorou muito a qualidade de vida dele. Minha chefe viu minha atitude e ganhei um agradecimento por isso. Fiquei lisonjeado e emocionado, mostrei inclusive para minha esposa”, conta o técnico, que afirma ainda que “É difícil as pessoas que trabalham com enfermagem terem um reconhecimento. Temos mais críticas e menos reconhecimento”.

Os técnicos de enfermagem Adriana e Valdir com o RT e gerente assistencial Luciano e parte da equipe de gestores de enfermagem da Santa Casa de Atibaia

O RT Luciano tem a convicção de que todas essas ações de valorização do trabalho da equipe de enfermagem acabam beneficiando os pacientes. “Essa busca de melhoria é intrínseca nossa, mas muitas vezes encontramos barreiras e obstáculos. Apesar disso, não podemos deixar de acreditar que conseguiremos isso, pois são ações que melhorarão a assistência para o paciente”, explica.

As ações de valorização da enfermagem adotadas pela Santa Casa de Atibaia são exemplos de melhorias criativas que não trazem custos, mas geram muitos benefícios tanto para os hospitais quanto para os funcionários e a população assistida.

Como posso ajudar?