Coren-SP fala sobre gerenciamento de conflitos e liderança da enfermagem no 1º Fórum de RTs da APS Santa Marcelina

O Coren-SP participou do evento “1º Fórum de Enfermeiros RT da APS Santa Marcelina”,  realizado nesta quarta-feira (27), na Faculdade Santa Marcelina, no bairro de Itaquera, na capital.

A primeira palestra do evento na parte da tarde foi feita pela presidente do Coren-SP, com o tema “Gerenciamento de Conflitos na Equipe de Enfermagem”.

Evento reuniu enfermeiros líderes de diversas unidades de saúde administradas pela OS APS Santa Marcelina

Renata destacou os aspectos atitudinais e comportamentais da equipe, que são vistos com crescente importância no mercado de trabalho atual. “Precisamos pensar que trabalhar o comportamento humano é importante por vários fatores”, colocou a presidente do Coren-SP, antes de destacar alguns dos fatores preditores de conflito na equipe: “O descompromisso, as diferentes personalidades, a disputa por poder, a desmotivação e as questões pessoais são alguns desses preditores”, disse. 

Renata falou sobre gerenciamento de conflitos na equipe de enfermagem

Renata sugeriu aos enfermeiros gestores algumas atitudes que auxiliam na prevenção de conflitos dentro da equipe: “Temos que ressaltar a importância da comunicação eficaz, do pensamento criativo, da resiliência, da empatia, da liderança e da ética no trabalho”, frisou.

Renata deu bastante destaque à comunicação eficaz como fator de prevenção de conflitos. “Nossa falta de comunicação é o que prejudica muito nossa cooperação e forma como vamos envolver os nossos liderados”, afirmou.

Paulina Kurcgant destacou a importância do enfermeiro investir em sua própria formação como líder

No fim da palestra, a presidente do Coren-SP deixou outra dica importante aos enfermeiros gestores, falando sobre cinco iniciativas de custo zero que melhoram muito a experiência dos pacientes. “Essas cinco iniciativas são fazer rondas a cada horas de forma a antecipar as necessidades do paciente; manter um quadro de informações à vista do paciente com objetivos e dados da equipe; manter uma comunicação de alto padrão; fazer a passagem de plantão à beira do leito e fazer uma ronda da liderança, onde o enfermeiro gestor pode estar mais a par do que acontece na assistência”.

Depois da palestra de Renata, foi a vez da conselheira Paulina Kurcgant, membro das Câmaras Técnicas do Coren-SP, falar sobre o tema “Capacitação do Enfermeiro para a Liderança em Enfermagem”.

Renata e Paulina com membros da comissão organizadora do fórum

Paulina explicou sobre como esse profissional pode e deve desenvolver seu potencial de liderança.

 

 

 

 

Como posso ajudar?