Coren-SP representa enfermagem paulista no 22º CBCENF

“Em ação pela valorização”. A frase que é o mote da atual gestão do Coren-SP foi também o destaque da delegação paulista na abertura do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos Enfermagem (CBCENF), em 11 de novembro. A presidente Renata Pietro e o vice Cláudio Silveira estiveram à frente da comitiva de São Paulo, carregando a bandeira do estado, ao lado de conselheiros, fiscais e profissionais, em um momento em que todos os regionais se apresentaram ao público. O tema central desta edição do evento é “Formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na enfermagem”.

Renata Pietro e Cláudio Silveira representando a enfermagem do estado de São Paulo

“Carrego com muito orgulho a bandeira e o nome da enfermagem paulista. É uma honra estar em um evento com outros estados e mostrar a nossa luta pela valorização e empoderamento da categoria”, disse a Renata. Ela ainda destacou a pertinência da temática abordada neste ano. “A tecnologia é uma ferramenta importante como aliada na formação e exercício profissional, desde que utilizada em prol de uma assistência segura. Na contra mão disso, temos o ensino a distância (EaD), que, como ferramenta predominante de formação, traz riscos aos profissionais e à sociedade”, avalia.

O 22° CBECENF conta com palestras, mesas-redondas, minicursos e milhares de trabalhos científicos

O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro em Foz do Iguaçu. Além dos presidentes dos regionais e as comitivas, estiveram presentes na abertura delegações internacionais do Paraguai, Uruguai e Argentina, além de representantes de outros países como França e Portugal, autoridades, profissionais de saúde e estudantes de todo País. O coral de crianças da Associação Fraternidade Aliança (AFA) abriu o evento, logo em seguida as delegações desfilaram com as músicas típicas dos seus estados.

A abertura do evento foi realizada com o coral de crianças da Associação Fraternidade Aliança (AFA)

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, abriu oficialmente o evento e também enfatizou a importância da tecnologia para novas formas do cuidar e o lado negativo com a Educação a Distância (EAD) banalizado o ensino.

“Alguns estudos apontam que, nos próximos 10 anos, diversas profissões serão extremamente impactadas pelas novas tecnologias. No caso da Enfermagem, não há como ser superada pela tecnologia. Desde o início da humanidade, sempre existiu uma profissão para cuidar das pessoas. Não é possível substituir o cuidado por máquinas. Precisamos, de fato, nos anteciparmos para fazer essa discussão e nos prepararmos para este futuro. As tecnologias trazem impactos muito negativos no Ensino a Distância, que vem provocando uma verdadeira tragédia na formação de enfermeiros pelo Brasil”, afirmou.

Presidente do Cofen, Manoel Neri

Estande Coren-SP

No embalo do tema central, das novas tecnologias, o estande do Coren-SP realizará simulações com bonecos modernos, que esboçam reações e sintomas muito parecidas com as de seres humanos. Os congressistas terão a oportunidade de interagir com os simuladores, em atividades monitoradas por enfermeiras do Coren-SP Educação. As paredes do estande paulista estão estampadas com uma campanha que traz o lema “Muito mais do que cuidado”, mostrando a importância da enfermagem na democratização do acesso à saúde. As imagens são de profissionais reais, que atuam na assistência em instituições de saúde paulistas.

Estande do Coren-SP atraiu a presença dos congressistas

Congresso

O CBCENF acontece de 11 a 14 de novembro e é considerado o maior congresso da área da Enfermagem na América Latina. São palestras, mesas-redondas, minicursos e milhares de trabalhos científicos apresentados simultaneamente. Este ano, a abertura contou com a transmissão ao vivo de 12 influenciadores digitais e nas redes sociais oficiais do Cofen.

A campanha mundial do Nursing Now, que luta pelo empoderamento e valorização da Enfermagem, também marcou a abertura com vídeos informativos e materiais gráficos. Ao longo dos 4 dias de evento, a programação também conta com atividades internacionais, como o Encontro de Enfermagem dos Países do Mercosul, Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, Encontro Internacional de Enfermagem Militar e o painel “Nursing Now: Compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a Enfermagem Brasileira”.

Conselheiros do Coren-SP no primeiro dia do 22° CBCENF

Como posso ajudar?