7 dicas sobre como se destacar em uma entrevista de emprego

Comparecer a uma entrevista de emprego pode parecer uma ideia um pouco assustadora para quem busca entrar no mercado de trabalho. Insegurança, medo e ansiedade podem se misturar nessa hora e atrapalhar tudo aquilo que foi ensaiado durante horas na frente do espelho. Uma dica valiosa para você se sair bem nessa etapa é treinar para essa conversa. Mas, como fazer isso? É simples! Você pode testar com um colega ou trocar impressões e experiências com outras pessoas que já passaram por essa fase.

Acompanhe as dicas abaixo para você arrasar na sua entrevista:

Entrevistas

A entrevista por competências ou entrevista comportamental é comum nos processos seletivos. É aquela em que o entrevistador pede ao candidato para contar  situações reais que já aconteceram e que possam mostrar como ele fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver algum problema de comunicação.

Importante: refresque a memória com exemplos de situações que demonstrem que você tem determinadas competências.

Mostre que você está interessado na vaga

 Seja pontual e revise as suas realizações. Estar apropriadamente vestido, limpo e penteado também são requisitos imprescindíveis. Fique atento e controle os sinais de nervosismo, pois eles podem por tudo a perder.
 

Pense em quais são seus objetivos

O que você espera da vaga? Tenha em mente que essa pergunta deverá ter uma resposta que surpreenda o entrevistador. Analise seus pontos fortes e os pontos a serem melhorados. 

Seja educado

Independente da vaga ou função, simpatia e carisma são bem-vindos . Não exagere em gargalhadas, mas também não precisa estar de cara fechada. Seja cordial com as perguntas e transpareça naturalidade.

Tenha bom senso

Saiba quando falar e aprenda a ouvir. Se atente ao que for perguntado e seja direto nas suas respostas. Essa, definitivamente, não é uma boa hora para “encher linguiça”.

Seja transparente

Ninguém gosta de ouvir mentiras não é mesmo? Na hora da entrevista nem pense em inventar fatos ou histórias para o recrutador. Não minta, seja transparente sempre. Afinal, é a sua imagem que está em jogo.

 Uma pergunta puxa outra

Uma estratégia natural para “puxar” assunto é fazer uma pergunta seguida de resposta.  Além de dar oportunidade para que a pessoa se expresse, você passa a conhecer um pouco mais sobre a sua personalidade, seus objetivos e o que ela espera da vida ou, no caso de uma entrevista, o que ela espera do emprego. Portanto, vá preparado! Esse pode ser um momento decisivo para a escolha do entrevistador.

 

Fonte: Ivone Regina Fernandes, enfermeira com experiência em contratação de profissionais, especialista em Educação Profissional na área da saúde, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCS). 

Como posso ajudar?