Coren-SP e CVV planejam novas ações em parceria

A parceria entre o Coren-SP e o CVV rendeu importantes frutos no sentido da discussão acerca da saúde mental dos profissionais de enfermagem e da sociedade. Na última segunda-feira (21/10), a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, reuniu-se com os voluntários Tino Perez e Elaine Macedo para discutir os próximos passos desta inciativa em prol da enfermagem.

Em uma proposta pioneira, a gestão 2018-2020 realizou uma sondagem sobre o tema, durante o mês de abril, na qual cerca de 50% dos participantes afirmaram sofrer ou ter sofrido de algum tipo de adoecimento mental.  A partir dessa informação, o Conselho lançou o programa Cuidando de Quem Cuida, que traz uma programação de ações e palestras que possibilitam o autoconhecimento, exercícios que auxiliam no controle do estresse e ansiedade, ferramentas de coaching, atividades com as práticas integrativas e outros. Ainda no âmbito do programa, são realizadas oficinas de dimensionamento, pela fiscalização, para combater a sobrecarga de trabalho. 

Para ampliar ainda mais esse campo de atuação, o Coren-SP firmou uma parceria com o CVV, durante o Setembro Amarelo, com o objetivo de oferecer apoio à enfermagem na busca por saídas para problemas como a depressão, ansiedade, no sentido de prevenir os casos de suicídio. A proposta resultou na realização de 20 palestras em 14 cidades do estado de São Paulo, com mais de 2.400 inscritos, além de uma campanha que movimentou as mídias sociais e uma caminhada na Avenida Paulista. “A parceria com o Coren-SP foi muito importante, pois conseguimos atingir um público que há tempos prospectávamos: a enfermagem”, disse a voluntária Elaine Macedo, explicando que a categoria é um público alvo por dois motivos: além de sofrer de adoecimento mental, também faz o acolhimento das pessoas que sofrem com esse problema. 

Tino Perez e Elaine Macedo, voluntários do CVV

A presidente Renata Pietro também elogiou a relação estabelecida com o CVV. “Tivemos uma repercussão muito positiva sobre a realização do Setembro Amarelo em todo o estado. Essa era uma demanda represada da enfermagem e o Coren-SP decidiu encarar essa realidade lado a lado com a categoria na busca por soluções”, afirmou. 

Ainda na reunião, foi firmada a continuação da parceria, com palestras mensais do CVV no programa Coren-SP Fronteiras, no YouTube do Coren-SP, e também presenciais na sede e subseções, além do início de uma nova etapa, visando o aprimoramento dos profissionais de enfermagem na promoção de uma assistência segura e qualificada às pessoas em situação de adoecimento mental. 

Como posso ajudar?