8 passos para manter uma alimentação saudável em meio a uma vida agitada!

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Neste ano, o tema escolhido foi “Nossas ações representam nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”, destacando a relação entre a garantia da segurança alimentar, nutricional e sustentabilidade na produção de alimentos e qualidade no seu consumo.

A rotina intensa de trabalho dos profissionais de enfermagem e os longos plantões nas instituições de saúde demandam muita energia do corpo. Com a correria e a falta de tempo, as pessoas têm dificuldade de manter uma alimentação equilibrada e garantir hábitos fundamentais para a saúde e o bem-estar.

Confira algumas  dicas de nutrição para uma dieta equilibrada e enfrente com mais disposição os desafios do dia-a-dia.

  • FAÇA PAUSAS PARA SE ALIMENTAR

 Se alimentar em pé, com pressa ou se movimentando é prejudicial à saúde. O ideal é fazer uma pausa para sentar e comer com calma.

 

  • NÃO PASSE MUITO TEMPO SEM COMER

Ficar com muita fome antes das grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) faz as pessoas comerem além do necessário. Então, faça lanches intermediários.

 

 

  •  LEVE ALIMENTOS PARA O TRABALHO

 Leve de casa frutas e um mix de castanhas para comer nos intervalos. São opções práticas, ricas em nutrientes e saciam a fome.

  • EVITE EXCESSO DE GORDURA

Alimentos calóricos e gordurosos, como frituras, massas, feijoada e churrasco farão você se sentir sonolento e pesado. Portanto, reduza alimentos desse tipo na sua alimentação.

  • FONTE DE ENERGIA

 Está difícil enfrentar o plantão com disposição? O café pode ser uma boa pedida, porque é estimulante. Três a quatro xícaras de 50ml por dia é um consumo considerado adequado. Em casos de gastrite ou úlceras, é importante consultar um nutricionista.

  •  HIDRATE-SE

 Hidrate o corpo exclusivamente com água e não com outros líquidos. Uma boa sugestão é aromatizar com hortelã, limão, gengibre ou outro vegetal. Fique atento aos sinais do corpo, hidratando-se constantemente.

  • DIETA EQUILIBRADA

 Mesmo com uma rotina profissional intensa, é preciso garantir refeições adequadas, contendo fontes de energia (arroz e feijão), alimentos proteicos (leguminosas, ovos, leite e carnes em geral), frutas, verduras e legumes.

  • COMBATA O INCHAÇO DAS PERNAS

Passar muito tempo em pé para atender os pacientes pode provocar inchaço nos membros inferiores. Uma alimentação saudável e a ingestão adequada de líquidos minimizam esse efeito. Também é importante evitar ou consumir moderadamente bebidas alcoólicas, que podem potencializar bastante esse efeito negativo.

Fonte: Diogo Thimoteo da Cunha, nutricionista, professor e coordenador do curso de nutrição da UNICAMP e membro do Conselho Regional de Nutrição do Estado de São Paulo (CRN-3).

Como posso ajudar?