Conselheiros conhecem o Ambulatório de Práticas Integrativas Despertar do Hospital São Paulo

O segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga, e o conselheiro Anderson Silva visitaram na manhã desta terça-feira (15) o Ambulatório de Práticas Integrativas Despertar, uma iniciativa idealizada pela técnica de enfermagem Adriana Macedo dos Santos no Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital. 

As profissionais de enfermagem Elisabete de Lima Vasconcelos Mourão, representante da ANATEN (Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem) e Leda Lúcia de Sousa Gonçalves, ambas servidoras da Unifesp, também participaram da visita.

O segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga, o conselheiro Anderson Silva e as profissionais Elisabete Vasconcelos Mourão e Leda Lúcia Gonçalves visitaram o projeto da técnica de enfermagem Adriana Santos

Voltado aos servidores do Hospital, o ambulatório funciona atualmente duas vezes por mês. “Inauguramos em 30 de outubro de 2018 e no início funcionávamos uma vez por mês e depois ampliamos para duas. Todo nosso trabalho é voluntário. O ambulatório foi crescendo e atualmente contamos com 146 voluntários que já realizaram mais de 2.400 atendimentos nesses doze meses de projeto”, explica Adriana. 

Adriana é praticante de Reiki e idealizou o projeto em outubro de 2018. Hoje já são 146 voluntários

Além de Adriana, idealizadora da iniciativa, as técnicas de enfermagem Deisa Rodrigues Magalhães, Simone Cristina de Oliveira e Vanessa Muniz Calhabeu também atuam no projeto. 

Auriculoterapia

Especialista em Reiki, Adriana conta que a ideia inicial de criar o ambulatório surgiu de forma casual: “Eu me formei em Reiki e passei a aplicar nas colegas de trabalho para amenizar o estresse do plantão”, conta. Atualmente, o ambulatório conta com 16 especialidades de práticas integrativas diferentes, como yoga, cristaloterapia, thetahealing, shiatsu, seitai, cura reconectiva, reiki com cristais, terapia indiana, terapia de regeneração celular e outras.

“Essas práticas, além de atuarem nas quatro dimensões do ser (física, mental, emocional e espiritual), são ferramentas de autoconhecimento. Quanto mais o ser humano se autoconhecer, melhor será sua relação consigo e com seu entorno profissional e familiar”, conta a profissional. 

Ambulatório de práticas integrativas visa melhorar o bem estar dos servidores do Hospital São Paulo

Como iniciativa, o Ambulatório de Práticas Integrativas Despertar mostra do que são capazes os profissionais que se mobilizam para melhorar o bem estar do próximo e suas próprias condições de trabalho.

“Foi muito gratificante conhecer o trabalho brilhante e coordenado por uma auxiliar de enfermagem no que diz respeito às Práticas Integrativas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Parabenizo a Adriana Macedo dos Santos por usar o dia de folga dela para ser voluntária e se dedicar ao próximo”, finalizou o segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga. 

Saiba mais

Projeto “Cuidando de Quem Cuida” do Coren-SP visa autoconhecimento dos profissionais de enfermagem

Cuidando De Quem Cuida

Como posso ajudar?