Enfermeiras do Hospital Leforte apresentam a navegação de pacientes à diretoria do Coren-SP

O vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, a primeira-secretária da autarquia, Eduarda Ribeiro e a conselheira Érica Chagas receberam na tarde desta quinta-feira (11/10) a visita das enfermeiras Renata Moreira Xavier Madrid e Gisele Melo, que trabalham com navegação de pacientes na oncologia do Grupo Leforte.

Érica Chagas, Eduarda Ribeiro e Cláudio Silveira se reuniram com as profissionais Gisele Melo e Renata Moreira Xavier Madrid

Desenvolvida pelo médico americano Harold Freeman em 1990, a navegação de pacientes é uma ação coordenada pela enfermagem e realizada por uma equipe multidisciplinar que procura eliminar eventuais barreiras que os pacientes possam ter em relação à adesão ao tratamento de doenças.

“Harold Freeman, que tratava câncer, percebeu que suas pacientes negras tinham menor sobrevida em relação às brancas, apesar de os diagnósticos e tratamentos serem os mesmos. Ele começou a investigar o porque dessa situação e descobriu que as pacientes negras não conseguiam aderir ao tratamento da mesma forma que as brancas, devido a diversas barreiras de cunho social, educacional, psicológico, emocional e outros”, explica Renata. 

Gisele e Renata apresentaram a navegação de pacientes à diretora do Coren-SP

No hospital Leforte, onde ela trabalha, a navegação de pacientes oncológicos é utilizada há um ano e meio, com resultados positivos claros. “Já vejo resultados. Com a navegação conseguimos prevenir complicações advindas do tratamento e também focamos na prevenção primária, com a ideia de diminuir cada vez mais os índices de câncer. A navegação de pacientes vem para prevenir, para tratar os pacientes de forma holística e evitar complicações durante e após o tratamento”, diz a enfermeira.

A primeira-secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, explica o porque o Coren-SP pretende colaborar com o desenvolvimento da navegação de pacientes no estado de São Paulo: “A navegação traz resultados positivos aos pacientes, confirmados por pesquisas. Por conta disso, ficou acordado de inserirmos o tema nos Grupo de Trabalho (GT) das Câmaras Técnicas do Coren-SP. O Conselho apoia todas as iniciativas que contribuam com uma assistência de enfermagem realizada com mais qualidade e segurança”, destacou.

 

Como posso ajudar?