Enfermeira elabora plataforma online sobre valorização da vida e prevenção do suicídio

A internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e o tema “suicídio” é um assunto que está bastante em voga neste meio. Porém, muitas vezes, carece de abordagem cuidadosa e orientada por especialistas em prevenção. Por outro lado, essa ferramenta pode facilitar a comunicação de pessoas em risco de suicídio e, por isso, há a necessidade de investimento em ações preventivas envolvendo a realidade online.

E, foi pensando nessa possibilidade, que a enfermeira e docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Kelly Graziani Giacchero Vedana, desenvolveu com o seu grupo de pesquisa uma plataforma online para oferecer uma rede de apoio com conteúdos ligados à promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.

Idealizadora do projeto, a enfermeira e docente Kelly Graziani Giacchero Vedana

Com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o projeto da plataforma surgiu da realização de estudos prévios com a equipe de Kelly, que, segundo ela, detectou diversos riscos associados aos conteúdos relacionados ao suicídio nas mídias sociais. “Havia uma carência de materiais preventivos de qualidade, pois os conteúdos supostamente preventivos eram permeados por críticas, julgamento, estigma, reducionismos e culpa”, conta a enfermeira.

Chamada de “Inspiração”, a plataforma online permite que os usuários cadastrados enviem seus próprios conteúdos, que são analisados por especialistas e publicados se forem anônimos e, também, se não forem potencialmente danosos para as pessoas em situação de vulnerabilidade.“A nossa proposta sempre esteve voltada para a criação de um site que permitisse o acesso a materiais com qualidade voltados para a prevenção do suicídio e a participação anônima e segura de pessoas para a construção e divulgação de conteúdos”, explica Kelly.

Kelly ressalta que o desenvolvimento da plataforma é o início da concretização de um sonho que sempre teve

De acordo com a enfermeira, depois de se cadastrar no site, o usuário tem acesso aos artigos científicos, cartilhas, e-books, oficinas, dinâmicas, vídeos, filmes e postagem de especialistas. Kelly destaca que o envio dessas postagens pode fomentar e valorizar o altruísmo, a auto-eficácia e o desenvolvimento de competências emocionais. Já a visualização das postagens pode cultivar o apoio, a esperança, a atitude positiva em relação à vida, a autoestima, a autoaceitação, entre outros aspectos.

Kelly ressalta que o desenvolvimento da plataforma é o início da concretização de um sonho que ela sempre teve, principalmente quando escolheu seguir carreira na enfermagem. “Meu desejo era fazer a diferença na vida de muitas pessoas e acredito que isso possa acontecer. Na verdade, muitos têm sonhado, estudado e trabalhado junto comigo para que tudo isso aconteça. Ainda tenho outros sonhos para realizar e acredito que meu grupo e eu colaboraremos muito com a sociedade. Isso é muito gratificante!”

O “Inspiração” tem atingido milhares de pessoas no país e no exterior também. O Brasil lidera o primeiro lugar no ranking de acesso, com Estados Unidos em segundo e Portugal em terceiro lugar.

 

O site pode ser acessado pelo link: https://inspiracao-leps.com.br

A plataforma online visa oferecer uma rede de apoio com conteúdos ligados à promoção da saúde mental e prevenção do suicídio

Como posso ajudar?