Coren-SP participa do II Congresso Multidisciplinar de Saúde na Baixada Santista

O II Congresso Multidisciplinar de Saúde contou com a participação do Coren-SP na última terça-feira (1/10). Sediado na Baixada Santista e com duração de cinco dias de programação (de 30/9 até 4/10), o Congresso é um evento científico realizado pela Universidade Católica de Santos, para apresentar tecnologias de inovação e pesquisas na área da saúde que possibilitem a implantação de políticas públicas resolutivas, referentes aos principais problemas de saúde destacados nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil.

Com a presença de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, profissionais da área dos nove municípios da região metropolitana da baixada e a sociedade civil, o primeiro dia do evento contou com uma agenda de cursos pré-congresso, com abordagem dos seguintes temas: “Cidade Inteligente: agricultura urbana e vertical”, “Cálculo em medicamentos”, “Interpretação de exames laboratoriais”, “Farmacogenética na prática clínica”, “Como montar seu consultório de nutrição”, e “Avaliação psicológica na área da saúde”.

O segundo dia contou com um ciclo de palestras, do qual a chefe técnica da subseção do Coren-SP de Santos, Luciana Oliveira, participou, integrando a mesa-redonda sobre a saúde do trabalhador do sistema de saúde, com o tema:  “Saúde Mental dos profissionais de enfermagem”. “Com os dados obtidos na sondagem sobre a saúde mental dos profissionais de enfermagem, realizada pelo Coren-SP, é evidente que ansiedade, depressão, burnout, estresse e síndrome do pânico são os sofrimentos psíquicos mais recorrentes. Por isso, é importantíssimo ressaltar a importância da atenção com a saúde da categoria, principalmente com a questão da sobrecarga, condições e jornada de trabalho”, conta Luciana.

A chefe técnica Luciana também comentou sobre a resolução do Cofen n°433/2012, que dispõe sobre o procedimento de Desagravo Público e os dados estatísticos sobre o processo de desagravo feito pelo Coren-SP.

Como posso ajudar?