CVV e Coren-SP promovem caminhada em defesa da vida no próximo domingo (29/9)

A campanha do Setembro Amarelo tem mobilizado milhares de pessoas pelo Brasil. Palestras e rodas de conversa estão sendo realizadas com intuito de sensibilizar a população sobre o tratamento da depressão e a prevenção ao suicídio. E, para chamara atenção da sociedade sobre a temática, o Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Coren-SP, realizará no próximo domingo (29/9) uma caminhada pela valorização da vida. “Nós, como Conselho, levantamos a bandeira da saúde mental para contribuir com os debates e a busca por políticas públicas acerca desta problemática e, também, por constatarmos que essa é uma realidade que afeta os profissionais de enfermagem. A caminhada é mais uma ação para mostrar que as pessoas não estão sozinhas e devem procurar ajuda”, diz a presidente do Coren-SP, Renata Pietro. 

A ação é aberta a toda a sociedade. Basta comparecer no domingo às 9h30 em frente à Casa das Rosas, de onde partirá a caminhada. Recomenda-se utilizar amarelo, para destacar a cor da campanha e chamar a atenção das pessoas. 

O voluntário do CVV, Tino Perez, conta que a atividade é uma “forma de passar a mensagem de que mesmo em meio a tantos problemas, vale a pena continuar lutando pela vida. Com o ajuda de amigos e colaboradores, estaremos conversando e orientando as pessoas, deixando claro que elas não estão sozinhas”, conta.

Equipe do CVV presente na Corrida do Batman, no Memorial da América Latina

O evento irá encerrar o Setembro Amarelo, que, segundo Tino, graças ao trabalho árduo de toda a equipe, vem ajudando milhares de vidas. Durante a caminhada, os voluntários estarão de camiseta amarela e abordarão alguns dos trabalhos desempenhados pelo CVV. “Todos serão bem vindos para participar, ouvir e orientar”, destaca Tino.

A mensagem principal do Setembro Amarelo é evidenciar que falar é a melhor solução. As campanhas de prevenção ao suicídio vêm ganhando espaço e voz para trabalhar a questão emocional e psicológica das pessoas que estão passando por essa realidade. A depressão tem tratamento e o primeiro passo é falar. “As pessoas com depressão não conseguem enxergar esperança, mas nós estamos aqui para orientar e afirmar que existe solução sim e que nós estamos juntos nessa luta”, finaliza Tino.

 

Para ampliar o alcance das ações do Setembro Amarelo junto à enfermagem, o Coren-SP promoveu em diversas regiões do estado de São Paulo palestras em parceria com o CVV e Narcóticos Anônimos. Os eventos aconteceram na capital, São José do Rio Preto, Araçatuba, Santos, São José dos Campos, Santo André, Botucatu, Itapetininga, Guarujá, Guarulhos, Campinas e Ribeirão Preto. 

Presidente Renata Pietro em evento do Setembro Amarelo no Hospital São Paulo

Como posso ajudar?