Participe da Consulta Pública sobre a construção do protocolo de enfermagem na área de saúde da mulher na APS

O Coren-SP está realizando uma Consulta Pública online, entre os dias 23/9 e 4/10, sobre os capítulos que compõem o Protocolo de Enfermagem na área de Saúde da Mulher na Atenção Primária. A iniciativa visa incentivar a participação da categoria nas questões de interesse coletivo e ampliar a discussão sobre o assunto de modo a fortalecer o trabalho dos Grupos de Elaboração de Protocolos de Enfermagem (GEPEAPS).

A Consulta Pública é uma ferramenta de transparência que pode ser usada pela administração pública para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema, estimulando a participação da comunidade nas discussões em prol das sociedades democráticas.

Após diversas reuniões e rodas de conversa realizadas desde o final de 2018, o protocolo de enfermagem na área da saúde da mulher na APS foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB) do Coren-SP, em parceira com 19 municípios e universidades, que se intitularam como Grupos de Elaboração de Protocolos de Enfermagem (GEPEAPS) . Coordenado pela conselheira Rosana Garcia, o projeto, que segue a todo vapor, tem como finalidade aumentar a autonomia dos profissionais e garantir o respaldo ético-legal durante a prática da assistência.

Atualmente, cinco grupos compõem o GEPEAPS que atuaram na construção coletiva dos seguintes capítulos: Pré-natal, Climatério e Menopausa, Saúde Sexual e Reprodutiva, Rastreamento do Câncer de Colo de Útero, Câncer de Mama e Infecções Sexualmente Transmissíveis; e Puerpério e Cuidado com o Recém-Nascido.

É importante ressaltar que o Protocolo poderá ser utilizado nos municípios que aderirem à ação, com a anuência do gestor dos serviços de saúde. Eles serão válidos após a publicação do documento definitivo, que será finalizado após a Consulta Pública. 

Para participar da Consulta, clique aqui e informe seu CPF.

Como posso ajudar?