Setembro Amarelo: evento no Hospital São Paulo aborda prevenção do suicídio e da depressão

Um evento em comemoração ao Setembro Amarelo – mês mundial da prevenção ao suicídio, foi realizado na manhã desta segunda-feira (9/9) no auditório do Hospital São Paulo, na capital. A atividade surgiu da parceria entre o hospital, o Coren-SP, o Centro de Valorização da Vida (CVV) e os Narcóticos Anônimos (NA).

Com quatro palestras diferentes, o evento teve como objetivo a conscientização dos profissionais de enfermagem sobre o problema da depressão, do suicídio e dos demais transtornos mentais. “Muitas vezes esquecemos de olhar para nós mesmos. É fundamental fazermos movimentos como este para cuidarmos um pouco de nós. Também lembro que o Coren-SP tem o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, para auxiliar os profissionais de enfermagem a olharem um pouco mais para si mesmos”, reiterou a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, durante a mesa de abertura, que foi dividida com o diretora de enfermagem do Hospital São Paulo, Ieda Aparecida Carneiro.

Diretora de Enfermagem do HSP, Ieda Aparecida Carneiro, e a presidente do Coren-SP, Renata Pietro

“Depressão, burnout, suicídio e a enfermagem” foi o tema da primeira palestra da manhã, ministrada pelo professor João Fernando Marcolan, especialista em enfermagem em psiquiatria.

Logo no início de sua fala, Marcolan fez um contundente alerta para a questão da depressão e do suicídio. “A depressão é o mal do século. Quase metade da população mundial passou, está passando ou passará pela depressão. Além disso, temos no mundo uma morte por suicídio a cada 40 segundos e para cada morte, há de 10 a 40 pessoas que tentam se matar e que felizmente não conseguem”, pontuou.

Ele explicou detalhes sobre como lidar com pessoas que estão querendo se matar. “Há uma ambivalência em quem quer o suicídio. Essa pessoa está em um sofrimento absurdo, sendo que uma parte dela quer morrer e outra parte quer se manter viva e é nessa parte que quer viver que a gente deve investir na hora de tratar esse paciente”, disse.

Prof. João Fernando Marcolan

Sobre a situação específica da enfermagem, Marcolan explicou que a síndrome de burnout, ou seja, os problemas de saúde mental causados especificamente pelo estresse no trabalho, é mais frequente nas profissões que lidam com o relacionamento humano, como a enfermagem. “As relações sociais estressantes como as nossas tendem a resultar em mais adoecimento dos profissionais”, ressaltou.

A segunda palestrante da manhã foi Elaine Macedo, voluntária do Centro de Valorização da Vida – CVV. Ela explicou a história do serviço, iniciado na cidade de São Paulo com um objetivo bem especifico em mente: a prevenção do suicídio.

“Nossos seis pilares são aceitar, confiar, respeitar, comunicar compreensão, disponibilidade e compreender”, disse. Ela destacou a importância do autoconhecimento para quem trabalha com prevenção ao suicídio. “Se nós queremos respeitar a vida e valorizá-la, precisamos nos conhecer. Eu tenho que saber o que se passa em mim”, disse.

A palestrante Elaine Macedo é voluntária do CVV – Centro de Valorização da Vida

A terceira palestra foi feita por um grupo de integrantes dos Narcóticos Anônimos, uma irmandade criada nos anos 50 no sul da Califórnia (Estados Unidos) e que até hoje atua para livrar pessoas do vício em drogas.

Os integrantes contaram suas histórias pessoais e explicaram a importância do grupo no controle do vício.

A conselheira Érica França, que trabalha no Hospital São Paulo e é especialista em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, fez uma oficina de meditação, guiando o público em duas técnicas diferentes.

Conselheira do Coren-SP, Érica França conduz os participantes em meditação guiada

Público presente participou de duas meditações guiadas

Além da meditação, Érica falou sobre aromaterapia, indicando-a como uma potente prática: “a aromaterapia é considerada uma terapia vibracional muito eficiente no dia a dia estressante”, colocou.

Os eventos do Setembro Amarelo continuam nessa semana com atividades em São Paulo e em todo o estado no IAMSPE, São José do Rio Preto, Araçatuba e Santos. Participe!

Inscreva-se nos próximos eventos:

Setembro Amarelo: Coren-SP prepara programação em parceria com o CVV e Narcóticos Anônimos

 

Como posso ajudar?