Coren-SP participa do Agosto Dourado

A Secretaria de Estado da Saúde realizou na última quarta-feira (31/7), a abertura da Semana Mundial de Amamentação e do Agosto Dourado, no Auditório Luiz Musolino. O evento contou com a participação do Conselheiro James Francisco, representando o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). O objetivo da iniciativa é contribuir com as diretrizes globais da Assembleia Mundial da Saúde (AMS), que fixou a meta de atingir taxa de amamentação exclusiva para 50% até 2025.

Dra. Erli Marques, conselheiro James Francisco, dra Andrea Penha e Roberta Ricardes

O Brasil assumiu compromissos e deu passos importantes em direção a esse marco, mas a taxa de amamentação exclusiva permaneceu estagnada. Hoje, 39% das crianças menores de seis meses são exclusivamente amamentadas, o que reflete nos seguintes dados: mais de 3.000 mortes infantis evitáveis, 5 milhões casos de diarreia e pneumonia, US$ 1 bilhão em custos domésticos e US$ 42 milhões nos custos do tratamento do sistema de saúde que poderiam ser evitados (Dados: https://www.aliveandthrive.org/country-stat/brazil/#ec_children, acessado em 31/07/2019).

Estiveram presentes representantes de diversas instituições de saúde do estado de São Paulo, entre eles as dras. Andrea Penha Spinola Fernandes, coordenadora do Centro de Referência Banco de Leite Humano da Grande São Paulo; Roberta Ricardes Pires, coordenadora de Saúde da Criança do estado de São Paulo; e Erli Marques, gerente de Enfermagem do Hospital Maternidade de Campinas. Elas ressaltaram a importância do apoio do Coren-SP nas ações de conscientização dos profissionais de enfermagem que atuam direta ou indiretamente na área materno infantil, para o fortalecimento e empoderamento de mães e pais no favorecimento da amamentação.

Como posso ajudar?