Evento detalha atuação das Comissões de Ética de Enfermagem com julgamento ético simulado

Um evento realizado no auditório da sede do Coren-SP, na capital, na manhã desta terça-feira (30/7), voltado a membros de Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) empossadas recentemente, detalhou para os profissionais a atuação das CEEs, suas atribuições e seu modo de operação, de acordo com a legislação vigente. 

Paulo Cobellis detalhou o dia a dia de uma CEE

O evento começou com uma palestra do segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga, sobre o histórico das Comissões de Ética de Enfermagem e do sistema Cofen/Corens. “As Comissões de Ética são um braço do Coren-SP, elas têm essa autonomia. Para que possamos atuar nelas temos que conhecer a nossa legislação e o código de ética de enfermagem”, disse o conselheiro. 

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga, fez o papel de primeiro-secretário durante o julgamento ético simulado, acompanhado por James Santos e Érica França

A seguir, o segundo-secretário do Coren-SP, Paulo Cobellis, falou sobre aspectos do dia a dia da atuação das Comissões, dando conselhos valiosos aos profissionais de enfermagem presentes. “Uma palavra que vocês devem incorporar é ‘supostamente’. Lembrem-se da máxima do direito que diz que até que se prove o contrário, todos são inocentes”, disse. 

Trio de profissionais fez o papel de réu, advogado e denunciante

Após as palestras, os profissionais foram levados à plenária do Coren-SP, onde foi realizado um julgamento ético simulado. 

A plenária do Coren-SP foi o palco escolhido para a realização do simulado

Os conselheiros James Santos, Edir Gonsaga e Érica França fizeram o papel, respectivamente, de presidente, primeiro-secretário e conselheira relatora no julgamento do caso, enquanto 21 dos profissionais presentes fizeram os papéis dos conselheiros. 

A experiência foi exitosa e de grande aprendizado para os profissionais, que puderam analisar a complexidade do conteúdo e procedimentos contidos no processo ético, a partir das provas e testemunhos. Dessa forma, o treinamento proporcionou uma base sólida para o funcionamento das novas Comissões de Ética de Enfermagem empossadas nos últimos meses. 

 

 

Como posso ajudar?