Cinco novas Comissões de Ética de Enfermagem são empossadas em cerimônia na capital

Cinco novas Comissões de Ética de Enfermagem foram empossadas em cerimônia coletiva no auditório da sede do Coren-SP, na capital, na manhã desta segunda-feira (29/7), em cerimônia conduzida pelo segundo-secretário da autarquia, Paulo Cobellis, pelo primeiro-tesoureiro, Edir Gonsaga e pela conselheira Dorly Gonçalves. 

Paulo Cobellis fez uma breve apresentação sobre as atribuições e responsabilidades das CEEs

Antes do ato de posse, Paulo Cobellis fez uma breve apresentação aos profissionais de saúde presentes, lembrando-os das principais atribuições e responsabilidades de uma Comissão de Ética de Enfermagem. 

Edir Gonsaga foi uma dos conselheiros que conduziram a cerimônia de posse

Durante a fala, o segundo-secretário do Coren-SP fez um alerta em relação à atual legislação sobre as CEEs, que deve ser cumprida: “há tempos atrás, as CEEs eram facultativas. Hoje são obrigatórias em todas as instituições de saúde que têm a partir de um certo quantitativo de profissionais de enfermagem”, alertou. 

Cobellis aproveitou a ocasião para desfazer um dos maiores mal-entendidos sobre as CEEs: “A Comissão de Ética de Enfermagem não é punitiva. Por efeitos de ofício, a punição só pode ser dada pelo Coren-SP”, explicou Paulo, deixando claras quais são as atribuições de uma Comissão: “A Comissão de Ética tem as funções educativa, consultiva, conciliadora, orientativa, de vigilância, de avaliação e de encaminhamento”, disse o conselheiro. 

As Comissões de Ética de Enfermagem que tomaram posse nesta segunda-feira foram as das seguintes instituições:

– Rede Assistencial de Supervisão Técnica de Saúde Butantã;
– Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano do Sul;
– Hospital e Maternidade Santa Joana;
– Amico Saúde S/A;
– Pronto Socorro Municipal Doutor Luiz Antonio de Abreu Sampaio Doria.





 

 

 

Como posso ajudar?