Projeto de Elaboração de Protocolos na Atenção Primária chega à região de Lins

O Coren-SP está promovendo em diversas regiões do estado, encontros do projeto “Elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária a Saúde”. Na última quinta-feira (25/7) a conselheira Rosana Garcia,  coordenadora do Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB) e responsável pela iniciativa, e a conselheira Wilza Spiri realizaram uma reunião com a Microrregião de Lins, com a presença de oito municípios da Diretoria Regional de Saúde 6 (DRS VI) de Bauru, sendo eles:  Lins, Promissão, Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Pongaí e Uru.

Participantes do encontro
O Coren-SP foi convidado pela Enfermeira Patrícia Maria Silva Crivelaro, que realiza um trabalho de seu doutorado na Unesp de Botucatu, sob orientação da Profª. Dra. Silvia Justina Papini, com o título: “Formação e Capacitação Profissional para a consulta de Enfermagem: uma integração ensino-serviço”.
Enfermeira Patrícia Maria Silva Crivelaro apresentou seu projeto de doutorado e foi responsável pelo convite ao Coren-SP
Segundo a Enfermeira Laurecy Feldenheimer, da cidade de Uru, que possui 1.280 habitantes, uma unidade de saúde e duas enfermeiras, “esta iniciativa do Coren-SP traz um alento para os profissionais de enfermagem, pois demonstra que o órgão é um parceiro e auxilia no instrumento que qualificará a assistência de enfermagem e permitirá um atendimento seguro. Além disto, segundo a enfermeira, esta iniciativa partindo do próprio órgão de classe traz mais credibilidade e confiança dos profissionais de enfermagem e demonstra que o Coren é um parceiro na educação”.
Conselheiras Rosana Garcia e Wilza Spiri com participantes do GEPEAPS 1 – subgrupo Lins

A Conselheira Rosana Garcia que coordena o projeto de “Elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária a Saúde”, reafirma a importância das articulações regionais com os vários municípios do estado de São Paulo e a inovação da aproximação do trabalho do Coren-SP com os profissionais de enfermagem nos mais diferentes e distantes municípios e de variados portes.

Conselheira Rosana Garcia, responsável pelo projeto

O projeto está promovendo de forma participativa e elaboração do protocolo de forma que ele seja escrito pelas próprias cidades que aderiram. Neste momento, a iniciativa está em fase de expansão, para incorporar outras cidades dispostas a efetuarem a adesão. “Quando o protocolo estiver pronto, seus secretários assinarão termos de adesão com o Coren-SP. Para isso, estamos dialogando com estas cidades, tirando dúvidas e apresentando propostas”, disse Rosana, salientando a importante parceria com o Cosems para a essa aproximação com as Secretarias de Saúde, assim como o apoio das DRS e da Secretaria Estadual.   Ela também demonstrou uma atenção especial com os municípios de pequeno porte, que, de forma geral, tem menos estrutura e recursos. 

 

 

Como posso ajudar?