Prorrogada campanha de vacinação contra o sarampo

Foi prorrogada até o dia 16 de agosto a campanha de vacinação contra o sarampo. O dia D acontecerá em 20 de julho (sábado).

Nesta fase, no estado de São Paulo, de acordo com o perfil epidemiológico e o risco de disseminação do vírus do sarampo, os municípios prioritários para vacinação são São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Guarulhos.

A população alvo nesta etapa são jovens de 15 a 29 anos, de modo indiscriminado, com uma estimativa de cerca de 919.000 pessoas.

De acordo com Helena Sato, diretora técnica do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, só em 2019, até o dia 5 de julho, o estado de São Paulo já registrou 206 casos confirmados da doença.

Demétrio Cleto, conselheiro do Coren-SP, destaca a autonomia da enfermagem no processo de vacinação. “Seguidos os protocolos nacionais, as atividades da sala de vacinação, assim como nas campanhas, são desenvolvidas pela equipe de enfermagem. Os profissionais são treinados e capacitados para desenvolver os seguintes procedimentos: manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação”.

 

Medidas de controle

O CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” emitiu medidas de controle do sarampo e da rubéola. Desde fevereiro de 2018, o Brasil tem reportado a circulação do vírus do sarampo (genótipo D8) em 11 estados da federação. Em 2019, dois estados brasileiros continuam registrando casos associados ao mesmo genótipo, indicando circulação mantida do vírus.

As medidas de controle podem ser consultadas aqui

 

 

Como posso ajudar?